Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cinema

Segunda edição do Cine Paliar exibe “Invasões Bárbaras” nesta terça

Nesta terça-feira (26), a Casa de Cláudio de Souza exibe o filme “Invasões Bárbaras”, às 19h, em mais uma edição do Cine Paliar – Outros Olhares da Saúde, realizado pela Unifop – Cooperativa de Saúde Mental e Reabilitação. O circuito promove exibições de filmes intermediadas por profissionais da saúde. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O filme, lançado em 2003 pelo diretor Denys Arcand, conta a história de Rémy, um paciente de câncer em estágio terminal. O sofrimento causado pela doença faz com que o personagem queira encontrar a sua paz, optando pela realização da eutanásia, atualmente proibida por lei no Brasil. A obra causou impacto na sociedade local e provocou discussões sobre a prática de decidir pelo fim da vida, legalizada no Canadá no ano passado.

“O filme fala sobre dor, sofrimento e o desejo de morte, levantando a questão de até aonde a equipe médica deve ir com o tratamento, em casos de doenças sem perspectiva de cura e que caminham para a terminalidade. Durante o debate, vamos falar sobre a vontade do paciente, que muitas vezes não é considerada. Como consequência, vemos pessoas sendo submetidas a um tratamento sofrido, que elas não querem enfrentar”, comentou a psicóloga Jociane Gatto, que também é presidente da Unifop.

O evento conta com o apoio da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed. Além da psicóloga Jociane Gatto, também participa do debate a médica Nathália Menezes. “Falar sobre a morte é fundamental. Essa é uma realidade que faz parte da nossa vida, mas, com a evolução da sociedade, passou a ser ignorada. Quando chega a hora e ela bate à porta, muitas pessoas não sabem como enfrentá-la. Promover o debate e pensar nas perdas causam um amadurecimento muito maior para lidar com este momento. Acredito que os filmes são a melhor forma de conscientização, já que acabam causando um grande impacto, aumentando a reflexão sobre o tema”, ressaltou Nathália.

O objetivo do Cine Paliar é promover outros olhares da saúde, fomentando o aprofundamento de debates com profissionais da área e a sociedade, além de compartilhar com o público experiências no cuidado paliativo. Outras três exibições serão realizadas em junho, agosto e outubro. Além disso, em dezembro, uma mesa redonda encerrará a programação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).