Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Nesta terça-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A hipertensão arterial é uma doença grave, responsável por infartos, derrames e insuficiência renal. Atinge mais de 50% da população brasileira acima de 60 anos.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que requer diversos cuidados, pois aumenta o risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.

Além do diagnóstico precoce, o acompanhamento médico efetivo é fundamental, pois o controle da pressão arterial reduz complicações cardiovasculares e desfechos como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas renais, entre outros.

Se você não é hipertenso, anualmente, meça sua pressão arterial.  Se você já é hipertenso, não descuide de sua saúde. Vá ao médico regularmente, faça os exames laboratoriais de controle e não se esqueça da alimentação e prática de atividade física.

Para chamar a atenção da população, a Sociedade Brasileira de Hipertensão lança hoje a campanha “Menos Pressão”.

A Campanha Menos Pressão é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão que tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre a importância de se prevenir e combater a hipertensão arterial, doença que já acomete 30% da população adulta brasileira.

Seu principal objetivo é demonstrar qual a influência da pressão arterial na qualidade de vida das pessoas e mostrar de forma prática o que ela ganha adotando hábitos de vida mais saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

A campanha é lançada anualmente na semana do dia 26 de abril, data em que se comemora o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e a cada ano aborda um tema diferente.

*Com informações do Ministério da Saúde, Agência Brasil e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).