Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama alerta sobre a importância de exames periódicos

Desde 2008 que no Brasil é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama no dia 29 de abril. A data foi instituída pela Lei 11.664 que, dentre outras coisas, passou a determinar a realização gratuita de exames mamográficos para mulheres a partir de 40 anos de idade através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa é uma forma de alertar e conscientizar a população feminina para a realização de exames periódicos para a detecção precoce do Câncer de Mama, não apenas para um melhor resultado do tratamento, mas também para o aumento da probabilidade de cura. A mamografia é um procedimento de diagnóstico por imagem (radiografia), que serve para examinar e estudar o tecido mamário, capaz de detectar minúsculas lesões, nódulos ou outras anormalidades, mesmo que elas não sejam percebidas pelo tato.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Quando diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é relativamente bom.

Os avanços obtidos na assistência oncológica no SUS e o crescimento dos exames de mamografia em todas as faixas etárias revela o acerto da política nacional. Houve um crescimento, nos últimos três anos, de 25% na quantidade de mamografias realizadas pelo SUS em todas as idades e acréscimo de 30% na realização desses exames na faixa prioritária.

De acordo com a médica Carla Ismael, oncologista integrante do corpo clínico do CTO – Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis e presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, o exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos. Em situações em que haja casos de câncer na família, principalmente de mama, a especialista ressalta que a mamografia deve ser feita ainda mais cedo, por volta dos 35 anos.

“É importante também realizar o autoconhecimento da mama, com esse exame rápido e prático é possível observar se há alguma alteração nos seios. O certo é começar aos 40 anos, pelo número atual de casos de câncer em mulheres jovens, que tem aumentado, mas, se houver alguma alteração da mama, nódulo, ou casos de câncer de mama na família é importante prevenir e realizar o exame o quanto antes, que deve ser solicitado pelo médico”, explica a médica oncologista.

As campanhas de conscientização servem para mostrar que quanto mais à mulher conhecer seu corpo, realizar o autoconhecimento das mamas, maior a possibilidade dela encontrar algum indício que indique que ela está predisposta ao câncer e que chegou a hora de procurar um médico.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool e tabaco, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama). Em contrapartida, a amamentação reduz a probabilidade do surgimento desse tipo de câncer.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).