Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Caminhada para a Doença de Chron e Colite acontece nesta semana

No próximo sábado (7) acontece a quinta edição da Caminhada para a Doença de Chron e Colite, com concentração na Praça da Liberdade às 13h30. De lá, o grupo seguirá pela Avenida Koeler, Rua da Imperatriz, Rua do Imperador, Rua Dr. Nelson de Sá Earp e volta à praça.

A Doença de Crohn e a Colite Ulcerativa comprometem o intestino e são consideradas crônicas (não têm cura).  Têm como sintomas diarreia, com ou sem sangramento retal, e, frequentemente dor abdominal. No caso da Doença de Crohn, as fezes podem ser muco-sanguinolentas (com pus e sangue). Já na Colite Ulcerativa, o paciente pode ter febre, aftas, dores articulares e perder peso. Uma vez diagnosticadas, elas podem ser tratadas, permitindo que o paciente tenha uma vida normal e ativa. Não há informações precisas sobre suas causas, mas há consenso entre os especialistas de que fatores genéticos, imunológicos e ambientais, juntos, desencadeiam os problemas. Elas são mais comuns entre pessoas de 12 a 40 anos ou com mais de 60 anos.

Sobre o grupo Reto Crohn Petrópolis

Criado em 2008, o grupo tem por objetivo auxiliar os pacientes portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn, em Petrópolis e região. Coordenado pelo gastroenterologista José Francisco da Silva Vieira, o grupo conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos de outras especialidades, psicólogo e nutricionista, além da importante e ativa participação dos pacientes.

Além do auxílio aos próprios portadores de DII, o grupo visa conscientizar a população e as autoridades sobre as dificuldades e necessidades que os portadores de DII tem para levar uma vida normal.

Anualmente, é realizada a Caminhada de Conscientização para DII em Petrópolis. Nesta data, os pacientes, familiares e amigos se juntam em uma caminhada pela cidade. Este evento se repete mundialmente, reunindo um grande número de pessoas em prol da conscientização.

Periodicamente, o grupo realiza reuniões. As reuniões são normalmente bimestrais onde os pacientes, seus familiares e amigos terão palestras informativas com os profissionais sobre tudo que envolve as DII, troca de informações entre os próprios pacientes, experiências de vida, entre outros inúmeros assuntos de grande importância para que o paciente aprenda a conviver da melhor maneira com sua condição.

Saiba mais na página do grupo no Facebook.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).