Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] “Simplesmente acontece” – Cecelia Ahern

por Bárbara Carollo 

Título:  Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Ano: 2014
Classificação: 5/5

Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Resenha: Em “Simplesmente Acontece” a autora Cecelia Ahern (autora de P.S. Eu Te Amo) prova, mais uma vez, seu talento ao criar um romance que toca o coração do leitor. Com uma narrativa através de cartas e e-mails ela nos apresenta a Rosie e Alex, amigos inseparáveis desde a infância que vão enfrentar muitos erros e desencontros. Resultado? Aprendemos como um simples ato pode mudar completamente o futuro e colocar nossa felicidade em risco.

O livro nada mais é do que uma linha do tempo da vida desses jovens amigos. No início, somos apresentados a Rosie e Alex pequenos que nunca se desgrudavam. Com o passar do tempo, vamos acompanhando a chegada da adolescência e os sentimentos de amizade aflorando. Mas, como não esperar que de uma amizade tão doce e verdadeira não surgisse algo mais? Bem, Rosie não conseguiu notar isso.

Apesar dos sentimentos ocultos de Alex, eles eram inseparáveis e, prestes a se formar, já faziam planos de se mudar para a mesma cidade e ficar mais perto da faculdade. Tantos sonhos, tantos planos, tanta empolgação e felicidade… Mas, tudo desmorona quando Rosie vai ao baile de formatura com um garoto que não era Alex, dorme com ele e bem, descobre semanas depois que estava grávida.

A partir daí a história ganha uma onda de encontros e desencontros, erros e acertos e é difícil não deixar-se envolver pelos dramas criados pelo destino. A cada página eu torcia mais e mais para que Rosie realizasse seus sonhos e encontrasse a felicidade tão almejada, mas a autora fez um belo trabalho nesse romance ao criar uma história que poderia muito bem ser real.

Ao final da leitura um pensamento fica muito vívido: é importante ter cautela nas ações do presente porque algumas coisas simplesmente acontecem sem que tenhamos força para evitar e uma simples escolha pode mudar o futuro de forma inevitável.

“Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final.”

A história também ganhou uma adaptação cinematográfica com Lily Collins e Sam Claflin. O filme pode ser visto na Netflix.

https://www.youtube.com/watch?v=s0BKLGAWYQw

 

bárbaraBárbara Carollo é petropolitana, tem 24 anos, é acadêmica de Biomedicina, apaixonada por livros e dona do blog literário Versos e Notas.

Facebook: Versos e Notas

Instagram: @versosenotas

Mais em:

[Coluna literária] “A lista de Brett” – Lori Nelson Spielman

[Coluna literária] “Como eu era antes de você” – Jojo Moyes

[Coluna literária] “No Mundo da Luna: a entrevista” – Carina Rissi

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).