Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] Alimentação e gestação

por Nathalia Pinho

O estado nutricional de uma gestante é muito importante para o desenvolvimento do feto e para saúde da própria mamãe. O primeiro trimestre é essencial, pois é neste período que os órgãos e o sistema nervoso do feto estão em formação. Para que essa formação seja perfeita, é preciso garantir a ingestão de nutrientes como ácido fólico, sendo que a falta deste nutrientes é amplamente associado à defeitos no Sistema Nervoso Central do bebê, sendo, muitas vezes, suplementado nesse período, para evitar o risco de má formações.

Outro nutriente que precisa estar em alta durante a gestação é o ferro. Muitas vezes encontramos mamães anêmicas nesse primeiro trimestre, isso ocorre porque novos tecidos estão se formando, portanto, se faz necessária maior demanda sanguínea e, consequentemente, maior demanda de nutrientes como ferro, vitamina B12, etc. Como temos tecidos se formando, tanto da placenta, quanto do útero e do feto, precisamos lembrar que proteínas são “tijolinhos” para a construção de tecidos, e por isso é necessário o consumo de aminoácidos essenciais, seja na forma de proteína animal como carnes magras, ou na forma de proteínas vegetais, como cereais e leguminosas.

É preciso cuidado com  o alto consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados, como açúcares e pão branco. O consumo destes, associados ao alto ganho de peso gestacional, é altamente relacionado ao surgimento da diabetes gestacional e à síndrome hipertensiva específica da gestação, sendo ambos fatores de risco para abortos espontâneos, partos prematuros, eclâmpsia, bebês com peso acima da média, entre outros.

Monitorar o peso e a alimentação é muito importante! Com o acompanhamento de um nutricionista, você pode fazer sua previsão de ganho de peso até o fim da gestação e monitorar de forma a não ganhar excessivamente e não lhe faltar nutrientes essenciais. A prática de exercícios físicos é sempre polêmica, porém, pode ser altamente recomendada desde que feita com o acompanhamento de um profissional da área de educação física. Desta forma, os exercícios auxiliam não só na perda de peso pós parto, como também em um parto mais saudável, ganho de peso ideal, entre outros.

Dietas radicais e jejuns intermitentes não são aconselháveis sem o acompanhamento profissional adequado.  Longos períodos em jejum e dietas muito restritivas podem levar à deficiência de nutrientes importantes para a formação de seu bebê! Procure sempre um profissional de nutrição para auxiliar a ter um ganho de peso dentro das recomendações e depois uma perda de peso saudável, lembrando sempre que a saúde deve estar acima de padrões estéticos.

 

Nathalia PinhoNathalia Pinho é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. É formada e pós-graduada em Nutrição Desportiva e Estética pela Faculdade Arthur Sá Earp. Trabalha como nutricionista esportiva no CrossFit Serra. Também é adepta da alimentação e estilo de vida saudáveis, exercícios físicos, bons livros e boa música. 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).