Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] Gordura: inimiga da dieta?

por Carolina Torres

Quando pensamos em alimentos gordurosos, logo imaginamos a gordura como inimiga da boa alimentação e, consequentemente, da saúde. Esse pensamento faz com que muitas pessoas eliminem a gordura do cardápio, como uma forma de proteger o corpo. Contudo, evitar a gordura significa também retirar da alimentação nutrientes importantes para o organismo. A gordura é um importante macronutriente que exerce diversas funções essenciais no organismo e um consumo abaixo do recomendado pode comprometer o perfeito desempenho do corpo.

Além de fornecer energia, é possível citar outras funções da gordura, como por exemplo:

  • As reservas de gordura protegem os nossos órgãos internos, como o coração, fígado, rins, cérebro e medula espinhal;
  • Algumas gorduras são vitais para a produção de hormônios, e a deficiência de gorduras no organismo pode levar a uma descompensação hormonal;
  • As gorduras ainda desempenham uma função de transportadoras de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e, se não houver uma ingestão mínima diária, poderá ocorrer deficiência dessas vitaminas.

Todavia, se excluir a gordura da dieta não é recomendável, comer mais gordura do que precisamos também não é bom para saúde. Antes de tudo é preciso saber quais gorduras fazem mal e quais fazem bem. A partir do momento em que conhecemos os diferentes tipos de gorduras, quais as que se devem reduzir e as que se devem aumentar, então conseguimos fazer escolhas mais saudáveis.

Apesar de existirem vários tipos de gordura, é possível, de maneira geral, dividi-las em dois grandes grupos: saturadas e insaturadas. As gorduras que fazem bem são as chamadas gorduras insaturadas que, por sua vez, são classificadas em duas categorias: poli-insaturadas e monoinsaturadas. Poli-insaturadas: peixes e óleos vegetais, linhaça e nozes; Monoinsaturadas: óleo de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate e oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).

ATENÇÃO! Apesar das denominadas gorduras trans serem gorduras insaturadas, seu consumo pode trazer vários prejuízos à saúde. Saiba mais sobre esse tipo de gordura aqui.

* Antes de qualquer mudança em sua alimentação, consulte um nutricionista.

 

carolina torresCarolina Torres tem 26 anos, é nutricionista, mestranda em psicologia e se dedica ao estudo de transtornos alimentares. Tem experiência em nutrição em psiquiatria, clínica e produção. Atualmente trabalha na academia Körper e em consultório particular. É apaixonada pela natureza e pelos animais.

Mais em:

[Nutrição] Os alimentos termogênicos ajudam a emagrecer?

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).