Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

[Nutrição] Estimulando a produção de colágeno

por Nathalia Pinho

O colágeno é uma proteína amplamente conhecida pela sua função na formação e sustentação de tecidos. Sabe-se que uma pele rica em colágeno é uma pele saudável e com bom tônus. Porém, o que não sabemos é como manter o colágeno na pele, de forma que sua degradação fisiológica não aconteça e assim, o envelhecimento seja retardado.

Existem no mercado inúmeros suplementos a base de colágeno, cápsulas e pós, e embora nenhum estudo científico comprove a eficácia do uso destes suplementos, muitas pessoas relatam melhora do aspecto da pele com seu uso.Entretanto, o mais recomendado é que se estimule a produção interna de colágeno, já que esta é a maneira mais eficaz de garantir que ele esteja presente no seu organismo na quantidade ideal.

Vale lembrar que o colágeno é uma proteína e para garantir sua formação, é preciso garantir a ingestão adequada de fontes de proteínas, como carnes magras, e leguminosas, como a soja e o feijão, pois assim garantimos que o aporte de proteínas seja alcançado e se tenha nutrientes disponíveis para que o colágeno seja formado no organismo.

O consumo de fontes de vitaminas e antioxidantes, como as vitaminas A e C e o Zinco, também é necessário. Portanto, o consumo ideal de legumes e frutas da cor vermelho-alaranjado auxilia na ingestão ideal das vitaminas A e C,  assim como o consumo de castanhas e oleaginosas garante a ingestão de zinco.

A utilização de alguns aminoácidos específicos também têm se mostrado eficaz para melhorar a produção de colágeno e deixar sua pele com aspecto lindo e agradável, porém, consulte seu médico ou nutricionista para obter o resultado desejado e procurar saber mais informações a respeito.

Nathalia PinhoNathalia Pinho é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. É formada e pós-graduada em Nutrição Desportiva e Estética pela Faculdade Arthur Sá Earp. Trabalha como nutricionista esportiva no CrossFit Serra. Também é adepta da alimentação e estilo de vida saudáveis, exercícios físicos, bons livros e boa música. 

Mais em:

[Nutrição] Alimentação e gestação

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).