Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Gastronomia

Primeiro festival de cervejas pode acontecer ainda neste ano

Durante reunião realizada na última semana, empresários do ramo cervejeiro apresentaram a proposta sobre a realização do I Festival de Cervejas das Montanhas do Estado do Rio, que será realizado no início do segundo semestre deste ano, por três dias consecutivos. A ideia é unir degustação de cerveja, gastronomia e boa música, oferecendo, ainda, na programação, palestras e workshops sobre a bebida.

Rolf d’Ottenfels, da cervejaria Buda Beer; Gilmar Cimirro Carvalho, da cervejaria Bohemia; Sérgio Abdon, diretor comercial de projetos especiais do jornal O Globo; e Alexandre Zubaran, da empresa Somar apresentaram o projeto e ouviram sugestões para o festival, recebendo de Bomtempo a garantia de que a prefeitura dará todo o apoio necessário para o sucesso do evento.

Os organizadores do evento afirmaram que possuem “uma pauta em comum” com Petrópolis, que é a promoção das cervejas na região. “O evento terá como principal conteúdo as cervejas locais, trazendo com elas tudo o que as cidades das montanhas podem oferecer, com seus bares e restaurantes. Incluiremos Petrópolis, mas também Teresópolis e Nova Friburgo. Será um festival voltado para a experimentação de cerveja e para a gastronomia”, disse Alexandre Zubaran.

Petrópolis, polo cervejeiro

O I Festival de Cervejas das Montanhas do Estado do Rio será mais um passo no fortalecimento de Petrópolis como polo cervejeiro. Em 2014, foi criada a Rota Cervejeira de Petrópolis, como uma rota turística e cultural, assegurando incentivos à instalação de cervejarias caseiras e microcervejarias na cidade. Com a rota, o município também garantiu estímulo à promoção de eventos ligados ao setor cervejeiro.

Em 2016, o calendário oficial de eventos de Petrópolis passou a contar com a Deguste – Feira de Cervejas Artesanais, evento mensal realizado com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo, e da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Petrópolis (ACervA Petrópolis). Já foram quatro edições do evento na Praça Visconde de Mauá, no Centro, oferecendo ao público degustação de cervejas artesanais, muita música, food trucks e recreação infantil.

Também em 2016, em maio, a Prefeitura garantiu, com a entrega de todas as licenças municipais necessárias, a instalação e o funcionamento da fábrica da Cervejaria Cidade Imperial no Bingen, no prédio da antiga fábrica de tecidos da Rocca. A empresa está com a proposta de produzir cerveja para todo o país.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).