Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
História

[Você sabia?] Concurso de Miss Brasil era realizado no Palácio Quitandinha

Foto: Arquivo O Globo

Famoso por sua beleza e história, o maior hotel-cassino da América Latina que já recebeu nomes como Walt Disney, Orson Welles, Carmem Miranda, Greta Garbo, Evita Perón e Getúlio Vargas, também foi palco dos concursos de Miss Brasil na década de 1950, que eram transmitidos pela TV Tupi.

Lygia Carotenuto (RS), Zaida Saldanha (Rio), Martha Rocha (BA), Dorma Nasser (GO), Patricia Lacerda (DF) e Baby Lomani (SP) (Foto: O Cruzeiro)
Lygia Carotenuto (RS), Zaida Saldanha (Rio), Martha Rocha (BA), Dorma Nasser (GO), Patricia Lacerda (DF) e Baby Lomani (SP) (Foto: O Cruzeiro)

Em 1954, o júri do concurso era formado por personalidades de destaque do cenário nacional como Manoel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, entre outros. Martha Rocha, Miss Bahia, foi eleita a Miss Brasil no Palácio Quitandinha.  No 2º lugar ficou Zaida Saldanha, do Rio e em 3º, Lygia Carotenuto, do Rio Grande do Sul.

Apesar de seu favoritismo para o Miss Universo, acabou perdendo para a norte-americana Miriam Stevenson naquele ano. Entretanto, o segundo lugar a tornou conhecida e referência nacional de beleza.

Seu sucesso foi tanto que Martha virou inspiração para nome de torta e carro. Já os músicos Wilson Batista, Américo Seixas e Jorge de Castro também fizeram uma música como marchinha de carnaval em homenagem à miss.

Na sequência de concursos realizados no Quitandinha, a edição de 1957 também chamou a atenção do país ao consagrar a amazonense Terezinha Morango (cuja foto ilustra essa matéria), que foi a primeira a levar o título de Miss da região Norte do país. No Miss Universo, a brasileira também ficou em segundo lugar, perdendo para a peruana Gladys Zender.

De acordo com informações do Instituto Petropolitano de História, um detalhe que não deve passar despercebido é o do maiô que as candidatas trajavam, que era exclusividade da malharia petropolitana Águia, cuja marca “Catalina” foi consagrada internacionalmente. A fábrica havia sido fundada em 1937 por Adler e Fritz Weil, com parque industrial no Valparaíso, ocorrendo logo fusão com a família Fischer nos anos 50, recém-chegados da Argentina, passando a marca “Catalina” a tornar-se modismo, pois além do uso pelas misses passou a ser incorporada pelas atrizes de Hollywood.

Jussara Marques recebendo os cumprimentos da colegas no Quitandinha (Foto: O Cruzeiro)
Jussara Marques recebendo os cumprimentos da colegas no Quitandinha (Foto: O Cruzeiro)

Uma outra curiosidade é que o Quitandinha também foi palco da primeira edição do Miss Brasil, porém, não oficial, ou seja, não era o concurso que definia a representante brasileira no Miss Universo. No concurso que contou com 14 candidatas, Jussara Marques, de Goiás, foi eleita Miss Brasil. No segundo lugar ficou Marina Cunha (Distrito Federal), em terceiro Margarida Frassa (São Paulo) e em quarto Maria Amália Ferreira (Amazonas).

Janaína Zarrella
Janaína Zarrella

E Petrópolis também já teve candidata no Miss Brasil: Janaína Zarrella, Miss Petrópolis e Miss Rio de Janeiro participou da edição de 1997 e foi semifinalista, ficando no Top 12. Hoje a petropolitana vive na Alemanha, onde se tornou apresentadora de um programa do canal TLC e é conhecida em todo o país.

*Com informações dos sites IHP, Universo e Retro e Misses do Brasil

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).