Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cinema

Festival Varilux de cinema francês é destaque neste fim de semana

O Festival Varilux de Cinema Francês continua a toda neste fim de semana. As exibições, que acontecem em todo o país, serão realizadas entre os dias 9 e 29 de junho e apresentam sucessos da cinematografia da França. Em Petrópolis, os cinéfilos podem conferir os filmes no Cine Bauhaus e no Cine Itaipava, no Shopping Estação Itaipava.

Nesta sexta-feira (17), em Itaipava serão exibidos dois filmes. Em “O Novato”, às 19h30, a primeira semana de Benoit em seu novo colégio não acontece como ele esperava. Ele é maltratado pelo grupo de Charles, os garotos populares, e os únicos alunos a recebê-lo com bondade são os mais cafonas. Felizmente, há Johanna, uma linda sueca com quem Benoit faz amizade e se apaixona. Infelizmente, ela vai aos poucos se afastando de Benoit para integrar o grupo de Charles. Seguindo os conselhos do tio, Benoit organiza uma festa e convida toda sua turma. É a ocasião de ser tornar popular e reconquistar Johanna.

Em seguida é a vez de “Agnus Dei”, às 21h30. A história é ambientada na Polônia, em dezembro de 1945. Mathilde Beaulieu, uma jovem médica da Cruz Vermelha encarregada de tratar sobreviventes franceses antes de serem repatriados, é chamada para socorrer uma freira polonesa. Relutante no início, concorda em ir ao convento, onde trinta freiras Beneditinas vivem afastadas do mundo exterior. Mathilde descobre que várias freiras, que engravidaram em circunstâncias dramáticas, estão a ponto de dar à luz. Aos poucos, surge entre a ateia e racionalista Mathilde e as freiras, ligadas às regras de sua vocação religiosa, relações complexas que aguçadas pelo perigo as tornarão cúmplices para um novo encontro com suas próprias vidas.

No sábado (18), às 19h30, será exibido “Lolo, o Filho da Minha Namorada”. A comédia narra a história de Violette, uma sofisticada parisiense que encontra Jean-René, com quem começa um romance. O homem muda-se para Paris, no entanto, não contava com a presença de Lolo, filho querido de Violette, disposto a atrapalhar os planos do casal. No mesmo dia, às 21h30, será a vez de “Chocolate”. Na trama, o premiado ator francês Omar Sy interpreta o primeiro artista circense negro da França, em um enredo surpreendente e emocionante.

A programação de domingo (19) terá o sucesso “Os Cowboys”, a partir da 19h30. No drama, Alain trava uma luta para encontrar Kelly, sua esposa desaparecida. O único apoio ao protagonista é dado por seu filho Kid, que sacrifica a própria juventude para embarcar com o pai nessa busca sem fim.

Já o Cine Bauhaus exibe três filmes nesta sexta-feira: “Lolo, o Filho da Minha Namorada” (17h), “Um amor à altura” (19h) e “Flórida” (21h). Em “Um amor à altura”, Diane é uma bela mulher com muito senso de humor e personalidade forte. Advogada bem sucedida, ela está recém-separada de um casamento que já não a satisfazia, e agora está livre para buscar a felicidade e um novo amor. Como uma ação do acaso, recebe um telefonema de Alexandre, um charmoso arquiteto que ela não conhece, mas que encontrou o telefone celular que ela havia perdido. Um simples encontro para a devolução do telefone toma um rumo inesperado.

Já em “Flórida”, aos 80 anos, Claude Lherminier ainda conserva sua imponência, apesar dos frequentes ataques de confusão e esquecimentos. Condição que ele se recusa a admitir. Carole, sua filha mais velha, trava uma batalha diária e desgastante para cuidar do pai. E, por um capricho, Claude decide viajar à Flórida, deixando no ar o motivo dessa viagem repentina.

No sábado (18), é a vez de “Os Cowboys”, às 17h; “A Corte”, às 19h e “Meu Rei”, às 21h.  Em “A Corte”, Michel Racine é um temido juiz, presidente de tribunal. Tão rigoroso consigo mesmo quanto com os outros. É conhecido como “o Presidente com dois dígitos”, nome que lhe foi atribuído por suas sentenças serem sempre superiores a dez anos. Tudo muda no dia em que Racine encontra Ditte Lorensen-Coteret. Ela faz parte do júri popular que deverá julgar um homem acusado de homicídio. Há anos atrás, Racine amava essa mulher. Quase em segredo. Talvez, Ditte, tenha sido a única mulher que ele já amou.

Já em “Meu Rei”, depois de um grave ferimento no joelho, Tony se muda para o sudoeste francês para realizar um longo tratamento capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas esta não é a sua maior dor: ela ainda amarga um relacionamento infeliz com Georgio, homem violento e possessivo com quem tem um filho. Aos poucos Tony consegue se recompor e aprende a se defender.

No domingo (19), serão exibidos “Abril e o mundo extraordinário”, às 17h;  “Flórida”, às 19h e “La Vanité”, às 21h10.

“Abril e o mundo extraordinário” é ambientado em 1941 e apresenta um mundo radicalmente diferente daquele descrito e conhecido pela História. Napoleão V reina na França, onde, assim como no resto do mundo, há 70 anos os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. O universo francês é mergulhado numa era pré-industrial, centrada no uso do carvão, onde não há rádio, televisão, eletricidade, aviação, motor à combustão. É nesse mundo estranho que a jovem, Abril, parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante, e de Julius, jovem vigarista das ruas. Esse trio deverá enfrentar os perigos e os mistérios desse mundo extraordinário. Quem sequestrou os cientistas no passado? Que finalidade sinistra há por trás desse desaparecimento?

Já em “La Vanité”, David Miller decide dar fim a sua vida. Para isso, esse velho arquiteto doente, recorre a uma associação de suicídio assistido. Mas Espe, a atendente da clínica, não parece estar muito a par do procedimento, enquanto David Miller tenta de todo jeito convencer Tréplev, prostituto russo do quarto ao lado, a ser testemunha do seu último suspiro, como a lei exige na Suíça. Durante uma noite, os três vão descobrir que a afeição pelos outros e talvez o amor sejam os únicos sentimentos que realmente persistem.

Veja a programação completa do festival aqui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).