Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cinema

[Crítica] Como eu era antes de você (2016)

A adaptação do best-seller de Jojo Moyes finalmente chegou às telonas e, conforme o trailer já prometia, arrancou muitas lágrimas do público. Entre risadas e fungadas, acompanhamos a jovem Louisa Clark que é contratada para cuidar de Will, um homem rico e bem sucedido que após sofrer um acidente fica tetraplégico.

Louisa (Emilia Clarke) é uma moça modesta, sem grandes aspirações na vida, que precisa muito de um trabalho para ajudar sua família que enfrenta dificuldades financeiras. Já Will levava uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais, mas se tornou depressivo e extremamente cínico após o acidente. Quando é contrada para cuidar de Will, Louisa faz de tudo para melhorar seu estado de espírito, e assim nasce uma ligação entre eles.

A história é apresentada de uma forma leve, arrancando boas risadas com os figurinos completamente “exagerados” de Louisa, além de seu jeito ingênuo e bobo. A personagem é muito cativante, porém, a atuação de Emilia Clarke é um tanto exagerada em algumas cenas, beirando ao caricato em uns momentos, mas pode ser que isso também a deixe mais carismática se analisarmos sob outra perspectiva.

Já Will é “inacessível” e até grosseiro no início, mas aos poucos vai derrubando a fachada amarga e voltando a sorrir, conforme um vai aprendendo a lidar com o outro.

A história é bonita ao mostrar o impacto que os outros causam nas nossas vidas e que embora as decisões feitas por alguém com quem nos importamos possam não mudar, nós mudamos. Mudamos na forma como encaramos determinada situação, tornando-a mais plena, mais valiosa.

Embora cheia de clichês (com as cenas de uma viagem para um lugar incrível, a da dança numa festa, na cama de um hospital, além de diálogos calculados para arrancar lágrimas e até uma bela carta no final), a história não tem um desfecho convencional, o que é bastante positivo ao meu ver.

Tudo isso resultou num belo filme, divertido e sem aquele romance meloso.

É uma experiência agridoce que eu recomendo com um sorriso no rosto (e lencinhos na bolsa).

O filme está em cartaz no Cine Bauhaus, com sessões às terças, quinta, sexta, sábado e domingo, às 14h (dublado), 16h20 e 18h30 (legendadas). No Cinemaxx Mercado Estação, com sessões dubladas às 14h40, 16h40, 18h45, 18h50 e 20h50, e legendada às 20h40. A classificação é 12 anos.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).