Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Tecnologia

Motoristas podem usar o aplicativo Waze para ter acesso a informações atualizadas do trânsito

Os motoristas poderão contar nesta 27ª Bauernfest – festa do colono alemão – com o aplicativo para celular Waze para ter acesso a informações atualizadas do trânsito, a rotas alternativas e ao esquema especial montado pela CPTrans para o evento. A medida será possível devido ao programa ConnectedCitizens do Waze, uma parceria entre a empresa e governos locais pelo mundo e que, em Petrópolis, teve a adesão da prefeitura.

A proposta é que, em toda a festa, que será realizada entre os dias 24 de junho e 3 de julho, a prefeitura abasteça o aplicativo com informações oficiais sobre o trânsito. Além disso, como o aplicativo também é abastecido com os dados dos usuários, como, por exemplo, a velocidade do veículo, a CPTrans poderá identificar com mais rapidez os pontos de retenção, para que possa agir para dar fluidez ao tráfego, encaminhando ao local orientadores, agentes de trânsito, guardas civis e apoiadores de tráfego.

Pelo aplicativo, os motoristas já encontram, por exemplo, a Rua Alfredo Pachá interditada e os três pontos de embarque e desembarque de ônibus de turismo sinalizados: ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Sete de Abril; em frente ao Relógio das Flores, na Rua Barão do Amazonas; e em frente ao Museu Imperial, na Rua Imperatriz. Também está sinalizado o estacionamento dos ônibus de turismo no Quitandinha, nas ruas próximas ao Sesc Quitandinha.

“O Waze será mais uma ferramenta que usaremos para minimizar os efeitos da Bauernfest no trânsito. O aplicativo permitirá que a CPTrans faça uma leitura mais rica sobre a situação atual do trânsito e, ao mesmo tempo, os moradores terão mais um meio de comunicação sobre as mudanças no trânsito para o evento. Para a festa, uma das orientações da CPTrans, por exemplo, é para que os motoristas busquem rotas alternativas quando forem de um bairro a outro, evitando o Centro da cidade. E o aplicativo indica essas rotas alternativas”, disse o presidente da CPTrans, Fernando Badia.

O motorista pode fazer o download gratuito do aplicativo pela loja de aplicativos do seu aparelho.

Sobre o Waze – O Waze é um aplicativo para dispositivos móveis para navegação e informações em tempo real sobre as condições de trânsito de uma região – município, estado ou país. O Waze coleta informações sobre incidentes, fechamento de vias, velocidade média de deslocamento, entre outras, através de seus usuários colaboradores em tempo real, e publica estas informações em uma plataforma de informação.

 Esquema especial da CPTrans para o trânsito:

Rota alternativas

– Entre Itaipava e o Bingen, o motorista pode evitar o Centro passando pelo Quarteirão Brasileiro e a Mosela.

– Entre o Bingen e o Quitandinha, a opção é a Vila Militar.

– Entre o Itamarati e o Quitandinha, a rota alternativa é o Alto da Serra, pela Rua Santos Dumont.

– Para acessar o Valparaíso para quem vem do Bingen, a opção é a comunidade Oswaldo Cruz.

Estacionamento rotativo – A CPTrans e a empresa Sinalpark ampliaram de 280 para 630 o número de vagas do estacionamento rotativo no entorno da Bauernfest. Para isso, a empresa reforçou o quadro de controladores – haverá 20 a mais no período da festa. O preço será mantido: R$ 3 a hora.

Para a festa, haverá estacionamento rotativo todos os dias, nas seguintes áreas, das 8h às 22h: Avenida Presidente Kennedy (ambos os lados); Rua 7 de Abril; Rua Frei Rogério; Rua Frei Luís; Avenida Roberto Silveira; Rua Barão de Amazonas; Avenida Koeler (sentido Avenida Tiradentes); Avenida Tiradentes (ambos os lados); Rua Padre Siqueira; Rua 13 de Maio; Rua Raul de Leoni; Rua São Pedro de Alcântara; Praça Visconde de Mauá; Rua Dr. Nelson de Sá Earp; Rua Dr. Miguel Detsi; Rua do Imperador, 125; Avenida Barão do Rio Branco (lado par); Rua da Imperatriz (lado ímpar, nos dias 25 e 26/6 e 2 e 3/7).

Ônibus de turismo – Para os ônibus de turismo, nos sábados e domingos (25, 26/6, 2 e 3/7), haverá três pontos de embarque e desembarque: ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Sete de Abril; em frente ao Relógio das Flores, na Rua Barão do Amazonas; e em frente ao Museu Imperial, na Rua Imperatriz. Os ônibus somente poderão parar nesses locais por 20 minutos. O estacionamento dos ônibus de turismo será no Quitandinha, em ruas próximas ao Sesc Quitandinha. Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas. “Portanto, não será permitido o estacionamento de ônibus de turismo no Centro Histórico e ruas adjacentes aos sábados e domingos”, frisou Badia.

Vans e micro-ônibus – Aos sábados e domingos, das 8h às 22h, haverá áreas específicas de estacionamento para vans e micro-ônibus na Praça 14 Bis, ao lado da Praça da Liberdade, e na sede da Prefeitura, na Avenida Koeler, 260.

Desfiles – Durante o desfile da 27ª Bauernfest, nos dois domingos da festa (26/6 e 3/7), será proibido o estacionamento e o tráfego normal de veículos em todo o trajeto da apresentação, que passará pela Praça Visconde de Mauá, Rua da Imperatriz, Avenida Tiradentes, Avenida Koeler e Praça da Liberdade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).