Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cinema

Cine Paliar exibe “Mar adentro” nesta terça-feira

Nesta terça-feira (28), a Unifop – Cooperativa de Saúde Mental e Reabilitação promove a terceira edição do Cine Paliar – Outros olhares da saúde, às 19h, na Casa de Cláudio de Souza, O circuito de filmes com debates intermediados por especialistas chega a sua terceira edição e vem fomentando discussões sobre assuntos delicados e importantes do dia a dia dos profissionais da área. O próximo encontro exibirá o longa “Mar adentro”. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O drama espanhol de 2004, baseado em um caso verídico, conta a história de Ramón Sampedro. Após sofrer um acidente na juventude, o homem fica tetraplégico e acaba preso em uma cama por 28 anos. Ramón resolve então lutar na justiça pelo direito de decidir sobre a sua própria vida e acaba travando uma intensa batalha contra a sociedade, a igreja e até mesmo seus familiares. A realidade retratada no filme,  que levantou grandes discussões em seu país, será levada a debate durante o evento, que contará com a médica Nathália Menezes e a psicóloga Jociane Gatto.

“O último filme exibido, Invasões Bárbaras, falava sobre a eutanásia. Para o próximo encontro, escolhemos uma história que aborda o suicídio assistido. Apesar da legislação brasileira não permitir esta prática, nós queremos levantar a discussão sobre considerar a vontade do paciente que está em uma doença que caminha para a terminalidade, sem perspectiva de cura. Por ser um assunto muito delicado e até pela nossa dificuldade em lidar com a morte, é muito difícil falar sobre isso e a própria pessoa, muitas vezes, não expressa o seu desejo, que é ignorado pelos médicos, sociedade e até pela própria família”, explica a psicóloga Jociane, que também é presidente da Unifop.

O evento conta com o apoio da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed. O objetivo é compartilhar experiências com o cuidado paliativo e aprofundar o debate sobre assuntos importantes da área da saúde. “Os filmes são uma ótima ferramenta para estimular a conscientização, pois causam um grande impacto e aumentam a reflexão sobre o tema. Esse tipo de debate proporciona um amadurecimento muito maior para lidar com os momentos de perda”, declarou Nathália.

Em agosto e outubro, outras duas exibições serão realizadas. O encerramento do circuito acontece em dezembro, com uma mesa redonda. “Os encontros são muito ricos e com bastante troca de experiências. Nosso objetivo está sendo alcançado, que é provocar a discussão sobre um tema que nós não queremos pensar, além de refletir, também, sobre a própria atuação do profissional de saúde nos dias de hoje”, complementa Jociane.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).