Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Política

Câmara vai se reunir com autoridades de segurança nesta sexta

Nesta sexta-feira (1º),  o secretário de Transporte Trânsito e Mobilidade Urbana do município de Nova Iguaçu, Rubens Borborema, estará em Petrópolis para uma reunião com autoridades às 14h, a fim de discutir alternativas que tornem eficiente o sistema de monitoramento por câmeras da cidade. O debate será aberto ao público.

Borborema, que em 2007 operou na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) durante a organização dos Jogos Panamericanos, irá compartilhar a experiência na implantação dos sistemas integrados de videomonitoramento na capital e no município de Nova Iguaçu.

Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e pós-graduado em Sistemas de Telecomunicações pela PUC – Rio, Borborema atuou por 11 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego do Município do Rio de Janeiro (CET-Rio), dedicando os últimos quatro anos ao gerenciamento da área de tráfego do Centro de Operações da cidade. “A experiência do secretário Borborema vai nos ajudar a entender como viabilizar o monitoramento integrado com as demais forças de segurança em Petrópolis. Estamos convidando não só as autoridades da área de segurança pública, mas também representantes de entidades e instituições que precisam ser ouvidas neste debates, como o Sindicato do Comércio Varejista da cidade (Sicomércio), a Associação de Lojistas da Rua Teresa (Arte) e a Associação Petropolitana dos Guias de Turismo – setores que são diretamente impactados pela falta de segurança”, pontua o vereador Paulo Igor, presidente da Câmara. Representantes do Ministério Público Federal, titulares das delegacias do Centro (105ª DP) e de Itaipava (106ª DP), e comandantes do 26ª Batalhão de Polícia Militar e do 32° Batalhão de Infantaria Motorizado também foram convidados.

“O videomonitoramento é um sistema inteligente já adotado em  municípios como Três Rios, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e na capital. Em todos os lugares ele vem trazendo bons resultados. Mas para isso é importante não só que os equipamentos recebam manutenção e funcionem bem, mas também que haja um compartilhamento das informações com os demais órgãos de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Essa integração permitirá que a resposta seja mais rápida”, avalia Paulo Igor.

Até o mês de abril foram registrados dez roubos ao comércio, o dobro do mesmo período do ano passado. Assaltos a pedestres aumentaram 105%, subindo de 19 para 41. Um dos casos aconteceu na última terça-feira (28), no Valparaíso. O delegado Alexandre Ziehe,  titular da 105ªDP, destaca que a tecnologia é uma importante aliada nas investigações policiais. “As imagens nos dão a direção que foi tomada pelos bandidos. Isso agiliza a ação da polícia, que pode concentrar forças na direção correta de fuga e chegar aos bandidos”, aponta.

Em muitos casos, imagens de câmeras de monitoramento privadas já ajudaram a Polícia Civil a prender criminosos. Em um dos casos, um homicídio no Bingen, a análise das imagens permitiu que a polícia prendesse o autor. A fuga do assassino até a rodoviária, onde o mesmo pegou um ônibus para sair da cidade, foi registrada por câmeras, o que ajudou a polícia. “A análise das imagens permitiu que soubéssemos qual o ônibus em que ele embarcou e conseguimos prendê-lo. Mas este não foi o único caso. Já tivemos casos de roubo de veículo na Mosela, roubo a residências no Quitandinha e no Valparaíso. São muitos casos em que as imagens nos ajudaram a prender os criminosos”, conta o delegado. Ziehe lembra, no entanto, que em todos os casos as imagens foram fornecidas por empresas, condomínios ou proprietários de apartamentos ou casas. “As imagens são sempre de circuitos privados. O município nunca nos auxiliou com imagens. Não somos sequer consultados sobre os locais de instalação das câmeras de monitoramento do município. Houve uma vez em que pedimos que algumas câmeras fossem reposicionadas e nos disseram que não era possível”, relata.

Entretanto, a prefeitura informou que em 2015, o município apresentou projeto básico ao Ministério da Justiça para ampliação do sistema de monitoramento com câmeras. Os recursos viriam de emenda parlamentar. A proposta foi aprovada em dezembro de 2015 e prevê pouco mais de R$ 600 mil para a instalação de mais 20 câmeras e correção do projeto anterior, garantindo o funcionamento das cinco câmeras restantes. O projeto executivo está sendo elaborado por técnicos da Prefeitura e deve ser concluído até agosto, quando será apresentado ao Ministério da Justiça. Com a ampliação do sistema, Petrópolis passará a ter 48 câmeras de monitoramento. Saiba mais aqui.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).