Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

“Poetas petropolitanos, uma saudade” é lançado neste sábado

Neste sábado (9), a Casa de Cláudio de Souza recebe o lançamento do livro “Poetas petropolitanos, uma saudade”, de autoria de um dos fundadores da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e titular da Academia Petropolitana de Letras, Paulo César dos Santos, a partir das 19h. Assina o prefácio o titular da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres.

Vigésima nona publicação do autor, a obra é fruto de um trabalho de dez anos que apresenta 118 poetas petropolitanos falecidos – nascidos ou radicados em Petrópolis com atividades na cidade. Paulo César foi incansável nas pesquisas realizadas na Biblioteca Municipal e no contato com famílias que muito contribuíram na obtenção de informações, resultando na maior mostra da poesia petropolitana de todos os tempos.

“Poetas petropolitanos, uma saudade” traz biografias e poesias dos autores falecidos levantados na pesquisa, sendo alguns nascidos no período imperial, dentre eles Dom Pedro II. Titulares da Academia Brasileira de Letras como Lúcio Mendonça e o ex-presidente Afrânio Peixoto; o crítico literário Agrippino Grieco; o autor da letra do Hino Nacional Brasileiro, Osório Duque Estrada; Raul de Leoni, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Salomão Jorge e todos os patronos da Academia Brasileira de Poesia são apresentados no livro. A obra é a primeira do gênero em Petrópolis.

Sobre Paulo César

paulo césarPaulo César dos Santos nasceu em Petrópolis. É bacharel em Direito e licenciado em História pela UCP. Professor aposentado no magistério do estado do Rio de Janeiro, lecionou em colégios da cidade. Foi diretor-geral do Centro Regional de Educação e Cultura de Petrópolis. Foi secretário municipal de Cultura do governo do prefeito Paulo Gratacós; dirigiu o Centro de Cultura Raul de Leoni. É membro titular da Academia Petropolitana de Letras, do Instituto Histórico de Petrópolis e fundador da Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, sendo o seu primeiro presidente; titular da Academia Internacional de Literatura e da Academia de Estudos Literários e Linguísticos. Benemérito da Federação das Entidades Fronteiristas e membro correspondente de diversas entidades culturais no país. É autor de diversos livros, destacando-se Verdades Históricas – prefaciado presidente Tancredo Neves; Nossos Poetas; Nossos Poetas II; Semeando Poesia; Nair de Teffé, Símbolo de Uma Época; Fatos da República Brasileira; Petrópolis, História de Uma Cidade Imperial; Andanças Poéticas; Os Versos que te Dou; e Juracy Magalhães, um Depoimento Histórico; participou de inúmeras antologias. É detentor de diversos laureis, dentre tantos:  Medalha Fuerza Interamericana de Paz – OEA; Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva – Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística; Medalha Benjamin Constant – Instituto de Educação do Rio de Janeiro; Medalha da Ordem Professor Flávio Maciel; Medalha General Osório e Medalha da Escola de Música Santa Cecília; Prêmio João Roberto D’Escragnolle – Conjunto de Obra – APL; Prêmio Walter Bretz-  Pesquisa Histórica – APL.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).