Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Colunas

Observações de uma petropolitana: em Roma

Das capitais que tive a oportunidade de conhecer até hoje, Roma foi a que mais me encantou. Em cada rua, cada esquina, cada igreja nos deparamos com obras de arte belíssimas, monumentos antigos… É um museu a céu aberto! Respira-se história a cada passo na Cidade Eterna.

À direita, a obra "Conversão de São Paulo", de Caravaggio, na igreja Santa Maria del Popolo.
À direita, a obra “Conversão de São Paulo”, de Caravaggio, na igreja Santa Maria del Popolo.

Há muita coisa para se ver por lá, mas se você prefere começar sua jornada ao caminhar pelo centro comercial para sentir um pouco do lugar, a Piazza del Popolo pode ser um bom ponto de partida. Lá está localizada a igreja Santa Maria del Popolo, uma das primeiras igrejas renascentistas de Roma, que abriga obras de arte de nomes como Caravaggio, Rafael e Bernini. Dizem que ela foi construída no local onde Nero foi sepultado.

De lá, siga para a Piazza di Spagna com sua famosa escadaria até a igreja Trinità dei Monti. Caso opte por subir as escadas, seguindo à direita você chegará à Villa Medici, onde se pode fazer um tour que dura cerca de uma hora e meia e dá para visitar os jardins, obras de coleções de arte e o apartamento do cardeal. O local abriga a Academia Francesa em Roma e por isso, a maioria das visitas guiadas são em francês. Se estiver com um tempinho sobrando, vale a visita!

Descendo as escadas e de volta à praça, seguindo reto você encontrará grifes mundialmente conhecidas ao percorrer ruazinhas lindas e bastante movimentadas. Não longe dali, seguindo as placas e um mapinha encontra-se a majestosa Fontana di Trevi, sempre abarrotada de turistas tirando fotos e jogando uma moeda para garantir seu retorno à cidade.

Túmulo do rei Umberto I
Túmulo do rei Umberto I no interior do Panteão

Próximo à fonte, está o famoso Panteão, o monumento mais bem preservado da Roma Antiga, que hoje é uma igreja cristã, com entrada franca. Ali estão enterrados os reis Vítor Emanuel II e Umberto I (e sua esposa, Margarida de Saboia).

Também pertinho dali fica a famosa Piazza Navona que abriga a “Fonte dos quatro rios”, de Bernini, e a igreja barroca Sant’Agnese in Agone, onde está o crânio de Santa Inês.

Roma também é conhecida como a cidade dos sete montes (ou sete colinas), e um que vale a pena conhecer é o Monte Capitolino, onde fica a Praça do Capitólio e o Palácio dos Senadores, que é a sede oficial da prefeitura.

Num pequeno vale entre o Monte Capitolino e o Monte Palatino está o Fórum Romano, rodeado por ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural, pois além de centro de assuntos comerciais era onde se realizavam discursos públicos, processos criminais e confrontos entre gladiadores. Do outro lado está o Circo Máximo, uma arena antiga usada para entretenimento.

Ir a Roma e não entrar no Coliseu é como ir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor. Portanto, prepare-se para enfrentar uma fila grande para visitar o famoso anfiteatro flaviano, palco de combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas e outros “divertimentos” da época. Sem dúvidas, é uma das atrações mais bacanas para conhecer!

Pertinho dali está a Bocca della Verità, famosa por ser um “detector de mentiras” desde a Idade Média, já que se alguém contasse uma mentira com a mão na boca da escultura, ela se fecharia “mordendo” a mão do mentiroso. A escultura fica na entrada da igreja de Santa Maria em Cosmedin, que conta com uma cripta com relíquias que o papa Adriano I extraiu de catacumbas.

Moisés de Michelangelo
Moisés de Michelangelo

Também próximo ao Coliseu, no Monte Ópio está a Basílica de São Pedro Acorrentado, famosa pela presença de uma das obras-primas de Michelangelo, o Moisés, e, claro, as correntes que prenderam São Pedro no cárcere. 

O Moisés faz parte da estrutura do túmulo do Papa Júlio II, que está enterrado ali, e não no Vaticano (cuja visita já havia comentado aqui, não deixe de conferir!).

Trastevere
Trastevere

E se você ama a natureza, não deixe de visitar a Villa Borghese, um dos maiores parques públicos da cidade e repleto de atrações, sendo a principal a Galleria Borghese, cuja coleção inclui esculturas e pinturas de Gian Lorenzo Bernini, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, Rubens, Ticiano, entre outros. O lugar é lindíssimo e enorme, para aproveitá-lo com calma é necessário pelo menos um dia.

Para encerrar, uma dica para quem curte uma vida noturna agitada é o bairro Trastevere com diversos bares e restaurantes. O local é super charmoso com suas ruas estreitas de paralelepípedos, cercadas por casas medievais. Vale a pena comer uma pizza por lá!

Bom, se você ama história e uma boa gastronomia, sem dúvidas amará Roma (assim como outras cidades da Itália). Não deixe de incluí-la no seu passeio pela Europa!

Abaixo, segue uma galeria de fotos com os locais citados nesta coluna (ajuste o zoom conforme preferir):

[unitegallery roma]

 

 

Se você gostou desta coluna, pode ser que também goste de:

[Coluna] Observações de uma petropolitana: no Vaticano

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Siena

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Florença e Pisa

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Pompeia

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Verona

[Coluna] Observações de uma petropolitana: em Veneza

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).