Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Tenores e Jazz entre os destaques da programação do Festival de Inverno desta quarta

Dando continuidade à programação do 16º Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte, os pianistas Felipe Naim e Silas Barbosa são as atrações da série “Concertos ao Meio-Dia”, nesta quarta-feira (13), no Museu Imperial, às 12h, com versão orquestral de Flávio Augusto e peças de Mozart e Saint Saëns.

Felipe NaimFelipe Naim apesar de sua pouca idade, 20 anos, é considerado um prodígio no piano. É formado em piano clássico pelo Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, tendo como mestras Cely Periard e Ísis Machado. Foi vencedor do prêmio de público do IX Concurso Internacional de Piano Florinda Santos em Portugal, 2008.  Em Curitiba, no ano de 2010, ganhou menção honrosa no VIII Concurso Edna Bassetti Habith e conquistou em 2014 o segundo lugar no Concurso Souza Lima, em São Paulo. Sua inspiração é em grandes mestres como Nelson Freire, Martha Argerich e Arnaldo Cohen. No currículo constam dois CDs gravados em estúdio e um DVD ao vivo no Museu da República. É pianista acompanhador na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e aluno do bacharelado em Piano na Escola de Música da UFRJ, tendo como principal professora Myrian Dauelsberg. Participa de inúmeros concertos em importantes espaços.

Silas BarbosaSilas Barbosa é outro nome importante de novos talentos de pianistas brasileiros. Conquistou 18 significativas premiações em concursos de piano, entre elas o 1º lugar no XII Concurso Nacional Arnaldo Estrella e no VII Concurso Nacional Villa-Lobos, 2º lugar no I Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone e o 3º lugar no III Concurso Internacional Grieg-Nepomuceno. Suas apresentações percorrem o Brasil, Itália, Suíça e Portugal. Com frequência é convidado a tocar com orquestras brasileiras, entre elas a do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a da Escola de Música da UFRJ. Participa de cursos de aperfeiçoamento em diversos festivais internacionais. Seu repertório é voltado para compositores do Romantismo e Impressionismo.

No mesmo dia, às 16h, também no Palácio Imperial, acontece uma mostra de curtas-metragens de animação do Cinema Francês. A iniciativa tem a parceria da Embaixada da França no Brasil e o acervo de filmes do Institut Français. Quem assina a curadoria é Matthieu Thibaudault. No programa exibição curtas-metragens Mademoiselle Kiki et Les Montparnos e Logorama, que ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2010.

Nascida um ano após o início do século XX, Alice Ernestine Prin, chamada de Kiki, nunca deixara de estar à frente de seu tempo. Incansável musa de grandes pintores vanguardistas, ela se mistura com Kisling Soutine Fujita. Testemunha incontestável do glorioso Montparnasse, rainha da noite, cantora de cabaré, pintora e designer de imprensa, Miss Kiki de Montparnasse come a vida, ela que nem sempre teve estômago para comer. Premiado no Les César Du Cinéma Francês, em 2014, como melhor filme de curta-metragem. Logorama (2009, 16’), François Alaux, Hervé de Crécy, Ludovic Houplain. Utilizando quase que exclusivamente logos e mascotes conhecidos em todo o mundo, o desenho conta a história de um palhaço criminoso que tenta fugir da polícia, enquanto a cidade de Los Angeles é devastada por um grande terremoto.

O Palácio de Cristal, por sua vez, recebe a série “Cristal Jazz”, às 20h30, com Indiana Nomma, Osmar Milito (piano), Alex Rocha (baixo) e Kim Pereira (bateria). Na ocasião será lançado o CD “UNEXPECTED”, de Indiana Nomma e Osmar Milito. Quem abre o show é Cristiano Gavioli Trio às 19h, formado pelos músicos Cristiano Gavioli (baixo), Edgard Soares (guitarra), e Robson Pontes (bateria).

O CD “UNEXPECTED”, da cantora hondurenha-brasileira Indiana Nomma e do pianista carioca Osmar Milito, lançado em dezembro do ano passado, já está rendendo frutos. Selecionado entre os três finalistas do 27º Prêmio da Música Brasileira deste ano, ele concorre na categoria “Melhor Disco de Música Estrangeira”. No trabalho, standarts do jazz mundial rearranjados de maneira original e clássicos da bossa nova.  Os arranjos de Osmar em contraponto com a voz versátil de Indiana Nomma são acompanhados pelo baterista Rafael Barata e os baixistas Sérgio Barrozo, Augusto Mattoso e Alex Rocha.

O trio de aclamados tenores, Geilson Santos, João Lima e Geraldo Mathias, sobe o palco do Theatro Dom Pedro, às 19h30, com o espetáculo “Os 3 tenores do Brasil”. O trio se une à pianista Katia Balloussier e interpretam composições italianas, além de famosas óperas.

Inspirado no famoso grupo “Os três tenores”, este conjunto integrado por importantes expoentes do canto lírico brasileiro vem, já há alguns anos, se apresentando em festivais e salas de recital em várias cidades brasileiras. Cantarão parte do repertório que foi apresentado nas Termas de Caracala, em Roma, pelos tenores Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti. Seu repertório inclui ainda árias de óperas e conhecidas canções italianas aglutinadas em um medley.

A entrada de todos os eventos é gratuita, mas pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da “Campanha da Solidariedade”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).