Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Roda de choro do Taruíra retorna à Mosela com Teatro Circense Andança

Foto: Mariana Rocha

Neste domingo (17), o grupo de choro Taruíra retorna ao coreto da Mosela com canções clássicas de seus 14 anos de carreira. O encontro acontece de 13h às 17h, na Praça Frei Aniceto Kroker. A classificação etária é livre e a entrada é franca.

O repertório do Taruíra mistura releituras de clássicos da nossa música e composições autorais. Este é o caso de “A pasta do Carlinhos” e “Um cabrito no Capela”, que fazem parte do DVD do grupo e que serão tocadas no domingo. Temas tradicionais do choro, como “Noites Cariocas”, “Brasileirinho” e “Sofre porque queres” ganham versões mais temperadas, agradando todo o público.

O rock n’ roll e o baião também se unem na versão de “Ticket to Ride”, dos Beatles, e o “Bolero”, de Ravel, ganha uma cadência adaptada ao choro. Ray Charles também aparece na apresentação com “Hit the road, Jack” que é mesclada com “April Child”, do maestro Moacir Santos.

A musicalidade única do Taruíra é resultado da junção dos músicos Breno Morais (sax soprano e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Maurício Verde (cavaquinho) e Yuri Garrido (bateria). A apresentação no coreto da Mosela acontece após passagens pelo Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal e no palco do Rio Scenarium, uma das melhores casas de show do Rio de Janeiro.

Quando se fala em Taruíra, é automático lembrar das famosas rodas de choro na Mosela. O movimento começou em 2007, como um encontro de músicos ao ar livre e cresceu, chegando a somar mais de 150 apresentações gratuitas na cidade de Petrópolis. A iniciativa ajudou a democratizar o acesso à música instrumental na cidade, passando a fazer parte do lazer e da formação cultural dos petropolitanos.

Quem abre o evento às 13h é o grupo Teatro Circense Andança, que vai apresentar seu espetáculo “A Última História”, agregando teatro, palhaçaria, manipulação de bonecos, perna-de-pau e música ao vivo, com trilha sonora original e canções inspiradas pelo folclore brasileiro. Tudo para trazer uma singela reflexão sobre o verdadeiro e mais profundo sentido da alegria.

Fundado em 1993, o Teatro Circense Andança é hoje composto por Laércio Motta, Luisa Alves, Madson José, Renata Alves e Rose Assis. O grupo se dedica à pesquisa sobre o trabalho teatral e a técnica do palhaço, além de já ter levado seu repertório de espetáculos por sete estados brasileiros, pela Itália e também pela Áustria.

O evento faz parte da comemoração de 14 anos do grupo de choro, que acontece em dezembro deste ano. Com apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), as rodas de chorinho acontecerão um domingo por mês até o fim do ano. Estão previstas participações especiais para todas as edições, entre elas o tradicional duo Zé da Velha e Silvério Pontes, em data ainda a ser divulgada. O coreto da Mosela fica em local de fácil acesso, com estacionamento e transporte público.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).