Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Agenda cultural

Peça “Contando e Cantando os Sonhos de Dumont” faz duas apresentações nesta quarta

Nesta quarta-feira (20), em comemoração ao aniversário de Santos Dumont, a Companhia Teatral Bem Cultural apresenta a peça “Contando e Cantando os Sonhos de Dumont”, na Casa Encantada, onde viveu o inventor.

A peça será apresentada em dois momentos:  às 13h30 e às 15h.  O espetáculo escrito pela pedagoga, produtora cultural e escritora Catarina Maul, conta com direção teatral de Rodolfo Medeiros, direção musical de Renato de Resende, que divide a autoria das canções com Catarina e está no elenco ao lado de Guido Martini, Paulo Peçanha e Diego Teixeira.

O livro infantojuvenil de mesmo nome foi lançado e apresentado em mais de dez espaços na cidade de Petrópolis e no Rio de Janeiro.

O projeto foi idealizado e trabalhado pela autora há mais de dez anos, sendo, há uma década, apresentado em formato teatral por mais de trinta vezes, em Petrópolis, inclusive desfrutando de incentivo de leis federais.

Mais sobre o projeto, no site www.bemcultural.com ou na página do mesmo no Facebook.

Vovó da Praça KoblenzTambém nesta quarta-feira, o Sesc Nogueira recebe às 20h30, a apresentação da peça teatral “A Vovó da Praça Koblenz”, de Catarina Maul, com canções compostas em sua parceria com o músico e ator Renato de Resende. A produção é da Bem Cultural.

No elenco, os atores Mary de Paula e Pedro Duarte, representando, respectivamente, Carolina e Guilherme, passam uma tarde rememorando suas lembranças familiares a respeito da chegada e da instalação dos alemães, em Petrópolis.

Durante o chá, revivem alguns colonizadores, comentam sobre sua participação em seus contextos de construtores da cidade, resgatam fatos pitorescos e enumeram sobrenomes de famílias que aqui sobreviveram ou ainda sobrevivem, muitas exercendo o mesmo ofício desenvolvido por seus antepassados.

A escolha do nome do texto é uma homenagem, pois em 19 de outubro de 1845, para atender a religiosidade dos colonos alemães, que se dividiam entre católicos e protestantes, foram realizadas na Praça Koblenz duas cerimônias religiosas, ambas adotando o mesmo altar ornamentado por flores silvestres. Uma missa foi celebrada por Padre Luis Gonçalves Dias Correia e em seguida, um culto professado pelo pastor Frederico Ave-Lallemant. O intuito era promover a paz e a harmonia entre um povo que buscou novas terras, em busca de uma paz que já não havia na Europa, entristecida pelas guerras napoleônicas.

A Praça Koblenz, não mais com este nome, situa-se nas imediações do Palácio de Cristal e é onde se realiza a Bauernfest.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).