Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Educação

Inscrições abertas para seminários de Fundamentos em Psicanálise

Até o dia 30 de julho estão sendo realizadas as inscrições para a segunda etapa dos seminários de introdução à psicanálise do Núcleo de Estudos Psicanalíticos de Petrópolis – NEPP, que será realizada no Centro de Cultural Raul de Leoni.

Os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected] informando o nome completo, ocupação profissional, telefone e para quais seminários solicita a vaga: “As psicoses”, “As formações do inconsciente” ou “Manejo da transferência”.

O prazo pode ser encerrado antes caso todas as vagas sejam preenchidas. A realização de cada seminário está condicionada ao mínimo de dez inscritos.

“As psicoses”

Datas: 20/8, 3/9, 1/10 e 5/11

Horário: 10h às 12h

Coordenação: Vanisa Moret Santos: Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro; psicóloga pela Universidade Santa Úrsula; especialista em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; mestre em Psicanálise pela UERJ; doutoranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida. É professora convidada da PUC-Rio. Tem quatro livros publicados: Fragmentos (edição da autora, 2003), As faces do tempo (7Letras, 2008), Amor, ódio e despertar (Giostri, 2014) e Salvador Dali e o efeito estranho em sua obra (Giostri, 2015).

Ementa: este seminário dará sequência ao estudo sobre as psicoses, iniciado no primeiro semestre. Com a noção de estrutura clínica em mente, pretende-se estudar o caso do “Homem dos lobos” e trabalhar a questão em torno do diagnóstico estrutural e diferencial de tipo clínico que esse caso de Freud suscita. Também serão abordados os chamados casos limítrofes que, com Lacan, entendem-se por psicose não desencadeada. Os participantes serão atualizados quanto ao conteúdo desenvolvido na primeira etapa, de modo que novos integrantes possam participar da discussão.

“As formações do inconsciente”

Datas: 6/8, 24/9, 29/10 e 26/11

Horário: 10h às 12h

Coordenação: Joseane Garcia: Psicanalista, membro de Formações Clínicas do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro; psicóloga pela Universidade Católica de Petrópolis; especialista em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; mestre e doutora em Psicanálise pela UERJ. É professora assistente na Universidade Católica de Petrópolis.

Ementa: este seminário dará sequência ao estudo do livro “O Seminário,livro 5: As formações do Inconsciente”, de Lacan, iniciado no primeiro semestre. A partir da segunda parte – a lógica da castração – onde Lacan resolve o fazer do Édipo freudiano uma metáfora, será trabalhada a intervenção do Nome do Pai no complexo de Édipo e a sua carência na psicose. Os participantes serão atualizados quanto ao conteúdo desenvolvido na primeira etapa, de modo que novos integrantes possam participar da discussão.

“Manejo da transferência”

Datas: 27/8, 10/9, 8/10 e 19/11

Horário: 10h às 12h

Coordenação: Rosana Maldonado Torres:  Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro; psicóloga com especialização em em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e mestranda em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ.

Ementa: consistirá no estudo do conceito de transferência tal como foi elaborado e desenvolvido por Freud, além das contribuições posteriores de Lacan. Serão trabalhados os seguintes pontos: o porquê do uso da transferência como método; transferência imaginária, simbólica e matema da transferência; transferência amorosa, transferência hostil e reação terapêutica negativa; tipos clínicos e as estratégias para o manejo da transferência.

Veja os valores dos seminários aqui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).