Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Casa de Cláudio de Souza recebe o recital “Will Shakespeare In Concert…”

Neste sábado (23), a Casa de Cláudio de Souza recebe o recital “Will Shakespeare In Concert…”, às 20h, com entrada franca. O ator e diretor Arthur Varella coordena este trabalho numa proposta de leitura colorida por comentários, vídeos e canções. A intenção é homenagear o autor inglês pelo registro dos 400 anos de sua morte.

O recital vai abrir o ciclo de leituras da Academia Petropolitana de Letras, em leitura não só com atores. Dois casais que compartilham da experiência da interpretação de trechos de obras shakespearianas – desde sonetos de amor, passando pela comédia até as tragédias mais famosas do Bardo, Marcelo Fernandes e Claudia Varella, Marilízia de Azevedo e Arthur Varella vão se aventurar nesta “brincadeira”.

“Será um enorme prazer esse recital, já que, por seu formato enxuto, com a condensação de textos da obra desse grande dramaturgo, pode ser considerado um espetáculo de câmara. Pretendemos fazer uma leitura leve, que agrade aos apreciadores”, declara Varella, cuja experiência teatral como ator e diretor há mais de 40 anos carrega grande paixão pelo poeta inglês.

shakespeareSobre Shakespeare

Admirado no mundo inteiro, William Shakespeare é considerado o mais fluente dramaturgo, maior escritor da língua inglesa, além de poeta e ator. Sua obra é diversificada entre peças teatrais, poesia e prosa, sobretudo as peças que se tornaram tão populares são material de estudo e interpretação constante em vários tipos de contexto.

Extremamente importante na história artística da humanidade, a dramaturgia desse gênio foi progressivamente difundida através de diversas traduções. Assim, foi descoberto pelos autores românticos do séc XIX em nosso país. As primeiras traduções em português do Brasil foram feitas a pedido de João Caetano, reconhecidamente pai do teatro brasileiro, ator pioneiro a interpretar os personagens shakespearianos.

Das obras de Shakespeare restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do mundo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo.

Sobre o elenco

Arthur Varella é nascido em Petrópolis, ator e diretor de teatro, artista plástico, carnavalesco e produtor cultural, com mais de 40 montagens teatrais. Ganhou o prêmio Guerra-Peixe 2015 de produção cultural.

Marilízia é carioca, jornalista, assessora de comunicação e apresentadora de TV.

Claudia é nascida em Petrópolis, professora de Língua Portuguesa e Literatura, pós graduada em Linguística e Literatura, além de cantora e atriz.

Já Marcelo é carioca, professor, doutor em Letras, membro da Academia Petropolitana de Letras, músico com formação na Escola Villa-Lobos, violonista e poeta.

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).