Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Função paterna no desenvolvimento psíquico dos filhos é tema de seminário

A função da mãe no desenvolvimento da criança é algo que conseguimos apreender com relativa facilidade. No entanto, o pai (ou alguém que exerça a chamada “função paterna”) tem papel crucial no desenvolvimento e estruturação psíquica dos filhos. O assunto é tema do seminário “As formações do inconsciente”, um dos três seminários oferecidos pelo Núcleo de Estudos Psicanalíticos de Petrópolis – NEPP, de agosto a novembro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. As inscrições vão até o dia 30/7.

“Função paterna”, como designada pelo psicanalista francês Jacques Lacan, é mais do que a presença masculina na relação com o bebê, mas inclui a ação do pai de estruturar psiquicamente a criança ao sinalizar que ela e a mãe são seres separados, retirando-os da ligação exclusiva que, via de regra, se estabelece entre ambos numa primeira fase do desenvolvimento infantil. A partir dessa interferência paterna, torna-se possível para a criança, entre outros aspectos, se relacionar com terceiros, abrindo campo para o seu ingresso nas relações sociais.

“O modo como se dá essa dinâmica entre a criança e seus pais influencia a organização psíquica do bebê e orienta as suas experiências na realidade durante toda a vida adulta”, destaca a psicanalista Joseane Garcia, coordenadora do NEPP e do seminário “As formações do inconsciente”

O seminário teve início no primeiro semestre deste ano, tendo como foco as formas como o inconsciente se manifesta – através dos sonhos, dos lapsos de memória e até das tiradas espirituosas, entre outras. Na continuação, de agosto a novembro, será abordada a função paterna no desenvolvimento psíquico do indivíduo. “Também vamos abordar o modo como algumas das principais formas de organização psíquica se manifestam durante o atendimento na clínica”, acrescentou Joseane.

Embora voltado para psicólogos, a participação nos seminários de fundamentos em psicanálise é aberta a todos que já possuem algum conhecimento do assunto e desejam aprofundar seus estudos. Além das formações do inconsciente, os outros dois temas serão “As psicoses” e “O manejo da transferência”. O primeiro estuda a questão do diagnóstico da psicose como estrutura clínica e o segundo trata da transferência como método de trabalho do psicanalista.

O investimento é de R$ 200,00 por cada seminário. O pagamento pode ser feito em duas parcelas, por depósito bancário, e os participantes que optarem por se inscrever em dois ou três seminários recebem desconto. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).