Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
História

Museu celebra 170 anos da Princesa Isabel com mesa redonda

Nesta sexta-feira (29),  em homenagem aos 170 anos de nascimento da Princesa Isabel o Museu Imperial e o Instituto Histórico de Petrópolis realizarão uma mesa redonda, às 10h, a fim de promover uma reflexão crítica sobre a vida e as ações da princesa Isabel, apresentando e discutindo questões sobre a trajetória daquela que foi, durante cerca de quarenta anos, a herdeira do trono imperial e, por três vezes, exerceu a regência, ficando à frente do governo durante um total de três anos e meio.

princesa isabelA abertura do evento será proferida pelo prof. Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial. Também participam da mesa: Ca professora Maria de Fátima Moraes Argon, que falará sobre “A educação da Princesa Isabel”; professor Bruno da Silva Antunes que abordará o tema “A memória polimorfa de Dona Isabel de Bragança e a imperiosidade de um neoabolicionismo” e o professor Robert Daibert Júnior, que refletirá sobre “A Princesa Isabel e o abolicionismo católico no Segundo Reinado”.

Posteriormente será proposto um debate sobre os temas apresentados. O evento é gratuito e acontecerá no cineteatro do Museu Imperial.

Sobre os palestrantes:

Maria de Fátima Moraes Argon: arquivista, historiadora e pesquisadora do Museu Imperial. Atualmente é Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis.

Bruno da Silva Antunes de Cerqueira: historiador, especialista em Relações Internacionais, bacharelando em Direito, além de indigenista e instrutor da Fundação Nacional do Índio (Funai). Fundador e gestor do IDII.

Robert Daibert Júnior: Doutor em História pela UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua nos Programas de Pós-graduação em História e em Ciência da Religião.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).