Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Vereador apresenta moção de repúdio ao Governo do Estado contra transferência de PMs

No final de julho, o juiz Jorge Luiz Martins Alves, da 4ª Vara Cível de Petrópolis, havia proferido uma decisão complementar à sentença que havia sido publicada no dia 28 de julho, sobre a transferência de policiais militares do 26º Batalhão de Polícia Militar de Petrópolis para o trabalho na capital do estado durante os Jogos Olímpicos. O magistrado havia proibido  a liberação de pessoal, armamentos, munições e viaturas da corporação militar em favor do Governo do Estado, independente de ordem administrativa superior. A decisão chegou a ser discutida na justiça, mas o Governo do Estado recorreu e acabou realizando a remoção. Com isso, 50 Policiais Militares foram transferidos de Petrópolis ao Rio de Janeiro.

Desta forma, nesta última quarta-feira (10), o vereador Thiago Damaceno apresentou no plenário da Câmara Municipal de Petrópolis uma moção de repúdio ao Governo do Estado, destacando que a medida é inconsequente e coloca em risco a segurança do município, sobrecarregando o Poder Público Municipal.

O vereador também lembrou que o efetivo do 26º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança de Petrópolis, é pequeno diante das necessidades de segurança do município, fato que já foi constatado inclusive por membros da própria corporação.

“A política pública de segurança é, constitucionalmente, uma obrigação dos Estados. No entanto, mais uma vez, o Governo Estadual abandona Petrópolis, em um momento que recebemos ainda mais turistas, necessitando de uma permanência integral do contingente policial para a manutenção da segurança da cidade. Lamentamos muito essa decisão que, infelizmente, não é um fato isolado, já que a falência do Estado está prejudicando diretamente a prestação de serviços públicos à população”, finalizou Damaceno.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).