Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Política

Partidos lançam candidatos à prefeitura de Petrópolis

bomtempo e damacenoCom as eleições cada vez mais próximas e com o início da propaganda eleitoral nesta terça-feira (16), nas últimas semanas os partidos anunciaram seus candidatos à prefeitura de Petrópolis.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Estado do Rio de Janeiro consolidou a candidatura de Rubens Bomtempo, que busca a reeleição em outubro, e terá como vice o vereador Thiago Damasceno, do Rede, atual líder do governo municipal na Câmara dos Vereadores.

O PSB também anunciou seu apoio à candidatura do deputado Índio da Costa (PSD) a prefeito do Rio de Janeiro. A coligação Juntos pelo Rio terá como candidato a vice-prefeito o deputado federal Hugo Leal, presidente do PSB no estado e deputado federal mais votado em Petrópolis em seus três mandatos.

bernardo rossi e baninhoJá o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) anunciou a candidatura do atual deputado estadual Bernardo Rossi, que terá Baninho Albano Filho como vice.

“Quero agradecer a cada uma das duas mil pessoas que estiveram comigo no Bogari na convenção do PMDB que confirmou meu nome como candidato a prefeito tendo como vice o meu amigo Baninho Albano Filho! Uma honra, um orgulho ter o apoio de cada um de vocês que acreditam que nossa cidade pode e merecer ser melhor! Uma festa linda, cívica, da democracia e do bem! Obrigado, amigos!”, disse o candidato.

yuriO Partido dos Trabalhadores (PT) aposta em Yuri Moura, gestor público de 26 anos, que terá como candidato a vice o advogado e servidor municipal José Antoun.

O evento que oficializou a candidatura, contou com a presença do senador Lindbergh Farias, do deputado federal Chico D’Angelo, do deputado estadual Waldeck Carneiro e do ex-deputado estadual Robson Leite, além de lideranças do movimento sindical, comunitário e estudantil. Para Yuri, o encontro reafirmou a esperança que o petropolitano mantém de uma cidade melhor – “Hoje, como muitos eu grito que acredito. Acredito que Petrópolis pode voltar a ser grande, com um governo que olhe para os bairros, gere oportunidades e fortaleça nossas vocações. Acredito em uma gestão responsável, que desburocratize a máquina, acabe com os cabides eleitorais e valorize seus servidores. Acredito em uma política diferente, para além dos mesmos nomes de sempre”, disse.

vinicius mayoO Partido Socialismo Liberdade (PSOL), por sua vez, contará com Vinicius Mayo na corrida eleitoral pelo partido, tendo como vice o ator, diretor e professor Sylvio Costa Filho.

“Eu sou apenas um nome que representa um pequeno (gigante) coletivo e, por isso, brevemente outros nomes virão. Um dia um amigo me disse: ‘É um orgulho ser candidato pelo PSOL’. E aí estamos. Eu tenho 33 anos, sou formado em Ciências Sociais pela UFRJ, Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia também pela UFRJ, coautor de livros didáticos e professor de Sociologia. A nossa candidatura é um convite para pensar uma política diferente, onde Você seja o protagonista, que Você se articule politicamente, seja na associação de moradores do seu bairro, no grêmio estudantil da sua escola, coletivos, núcleos de base(…). Fazer uma política participativa, inclusiva e interativa, por isso, também, queremos mais ouvir do que falar”, disse Vinicius.

O Partido Popular Socialista (PPS) havia declarado apoio a Bernardo Rossi e a princípio não teria um candidato, contudo, o partido voltou atrás e agora terá Sérgio Ramos Mattos e o economista Gastão Reis como vice. O motivo é que o partido entraria em uma coligação sem 12 candidatos a vereador, o que não foi aceito pela sigla.

De acordo com o site Dados Municipais, Mattos havia explicado que a tentativa era aumentar a chance de conseguir uma vaga na Câmara. “Havia a necessidade de se ter uma nominata de vereadores capaz de fazer uma cadeira de vereador. Se você não tem essa possibilidade, então porque fazer uma coligação na majoritária. É melhor virmos sozinhos mesmo e trabalhar, o que sempre foi o que o PPS vinha buscando. Uma mudança na política municipal. Não só de poder, mas de nomes”, disse.

Porém, o partido ficaria em uma coligação com Pros, PSDB, PSDC e PEN, segundo Mattos, tendo que abrir mão da maioria de candidatos. Agora, o PPS terá 13 candidatos a vereador na chapa intitulada “A mudança começa agora”.

ptbO Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) declarou apoio a Bernardo Rossi nesta eleição. Durante a convenção partidária do PTB,  Ronaldo Medeiros declarou que a decisão de retirar a sua candidatura não foi fácil. “As pessoas ainda passam por mim na rua demonstrando apoio e o coração dói, mas temos humildade para conhecer o melhor momento e minha família também me cobra muito pois ser candidato é se dedicar 100% à política. Eu e o partido tomamos essa decisão com muito pé no chão e com certeza teremos um grande sucesso de representatividade na Câmara”, pontuou.

O partido também apresentou nominata com 16 pré-candidatos ao Legislativo municipal. Durante o evento, a sigla também declarou coligação com o Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Os pré-candidatos ao Legislativo Municipal do PTB são: Fabio do Rego, Marcelo Ramos, Hingo Hammes, Junior Simões, Marlan Barros, Paulinho do Pronto Socorro, Renato Venceslau, Roni Medeiros, Samuel Ribeiro, Wanderley Taboada, Cirineu Guimaraes (Zoca), Aline Gonçalves, Miriam Freitas, Luciana Tesch, Renata Fadel e Valéria da Silva. Já os do PHS são: Renato Luís, Juninho da Enfermagem, Tio Carlos Acei, Alex Soares, Cristiano Faria, Fabiana Bica e Claudinha Menezes.

O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro de 2016 e o 2º turno no dia 30 de outubro de 2016.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).