Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Clarice Falcão e “Bilac vê estrelas” chegam ao Quitandinha neste sábado

Sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, neste sábado (20) o Sesc Quitandinha recebe o espetáculo “Bilac vê estrelas”, para uma apresentação às 19h. O musical, com ingressos a preços populares, é uma adaptação de Heloisa Seixas para os palcos do livro homônimo do jornalista e escritor Ruy Castro. Ambos estarão presentes no evento.

A peça pode ser descrita como uma ode ao Rio de Janeiro ao fazer uma viagem pelas suas histórias e ruas no período da reforma urbanística de Pereira Passos. A obra se transforma em comédia musical pelas mãos de Heloisa Seixas e Julia Romeu, com direção de João Fonseca. Nei Lopes assina a trilha com 17 músicas inéditas feitas especialmente para o espetáculo – o que rendeu à peça o Prêmio Shell de Melhor Música.

Crédito: LeoAversa
Crédito: LeoAversa

A história se passa no início do século XX, em plena Belle Époque carioca, e apresenta personagens históricos como o poeta Olavo Bilac (André Dias) e o jornalista José do Patrocínio (Sergio Menezes), em uma trama cômica que mistura ficção e realidade. Os dois amigos têm que enfrentar a cobiça de uma espiã portuguesa (Izabella Bicalho), que se alia ao Padre Maximiliano (Tadeu Aguiar), ambos interessados no projeto de um dirigível, criado por Patrocínio.

Para acompanhar as aventuras dos personagens pelas ruas do Rio e por cenários clássicos da cidade, como a Confeitaria Colombo, Nei Lopes compôs xotes, valsas, lundus, quadrilhas francesas, maxixes, fados, modinhas e até ária de ópera. Ele atendeu a um convite do próprio Ruy Castro e teve como base o texto da peça e uma sinopse das músicas escrita pelas autoras. “Tentamos pensar em temas que achávamos ter a ver com ele, e as letras saíram ainda mais incríveis do que havíamos imaginado”, celebra Heloisa.

Primeiro romance de Ruy Castro, “Bilac vê estrelas” foi lançado em 2000. Em 2007, ele publicou “Era no tempo do rei”, que também deu origem a um musical, com o mesmo time: direção de João Fonseca e texto de Heloisa Seixas e Julia Romeu. O fato de já ser o segundo projeto de adaptação facilitou o trabalho. “Não apenas lemos o livro, mas mergulhamos na obra do Bilac, em seus poemas e crônicas, e estudamos muito o Rio do início do século XX. Essa época é muito charmosa e tem paralelos com o momento que estamos vivendo agora, de intensas mudanças na cidade”, acrescenta.

A direção musical é assinada por Luis Filipe de Lima. A ficha técnica se completa com Carol Lobato (figurinos), Nello Marrese (cenário), Suely Guerra (coreografia), Daniela Sanchez (iluminação).

Já às 21h, Clarice Falcão se apresenta no Café Concerto com o show de lançamento de seu segundo disco, “Problema Meu” (2016). O disco conta com “Banho de Piscina”, assinada por João Falcão, pai de Clarice. Além da faixa já citada, no palco Clarice canta canções novas como “Irônico” e “Eu Escolhi Você”, que inspira o título da obra, além de músicas de seu primeiro álbum, “Monomania”. A banda é formada por baixo, bateria, guitarra e teclados.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).