Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Natureza é protagonista de mostra inaugurada neste sábado em Pedro do Rio

Neste sábado (27), é inaugurada a mostra “A Vida Secreta das Plantas ou Me Arvorado a Ser Gente” que apresenta dez fotografias e quatro vídeo-projeções da carioca Béla Carpena, 25 anos. A exposição multimídia ficará em cartaz até o dia 1º de outubro na GaleriaVenina, em Pedro do Rio, Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

esculturaJunto à obra de Béla, serão expostas seis esculturas do artista pernambucano José Bezerra, selecionadas pela artista em uma viagem ao Vale do Catimbau, onde vive o escultor. As peças, assim como as fotografias e vídeos, buscam despertar formas ou personagens escondidos na matéria.

Em suas quatro vídeo-projeções, Béla ressalta sua visão sobre a vida elemental, seja por meio do fluxo das águas de um rio ou pelo caminhar de nuvens sobre um morro. Aqui, o movimento da natureza aparece como protagonista, convidando o espectador a uma experiência orgânica de imersão na temporalidade do acontecimento.

Nas dez fotografias, captadas entre 2014 e 2016 em lugares como Albânia, Chile, Chapada Diamantina e Serra Talhada, à luz de uma ótica sensível, elementos singulares são revelados por meio da composição conferindo novas possibilidades sensoriais à topografia da imagem.

“Nas andanças pelo mundo, vou registrando a camada sutil e plástica que se revela. Fotografo e filmo pelo desejo de imprimir essa conexão íntima que se instaura, expô-la. Começo, assim, a fotografar movida por encontros com seres, presenças, figuras na natureza. Pinto ao contrário. Capturo a personagem que por mim passa, revelando-a em imagem e, em seguida, traço a composição definindo e combinando cada uma das suas cores, chegando a uma estética pictórica”, define a artista.

Sobre Béla Carpena

Béla Carpena é diretora de arte e fotógrafa. Formada em Relações Internacionais, pesquisou a relação da produção de arte com o meio sócio-político. Trabalhou como produtora do Centro Cultural Bela Maré durante dois anos e, neste, na exposição Travessias de Arte Urbana Contemporânea na Maré 2013. Dirigiu e produziu a arte dos shows de Bethi Albano, Leandro Floresta e Flávia Muniz em 2013. Criou a vídeo-instalação do Projeto Bricolage, do Núcleo do Invisível de Pesquisa-Corpo em 2014. Dirigiu o filme “Shapiro”, documentário sobre o filósofo Michael J. Shapiro, lançado em julho de 2015. Como fotografa produziu a série “A vida secreta das plantas ou Me arvorando a ser gente”, fotos-pinturas em natureza, a série “Através” e “Amor Próprio”. Está em processo formativo no Programa de Aprendizagem em Movimento Autêntico e realizando um documentário sobre a prática somática, lançado em versão reduzida em novembro de 2015. Realizou o vídeo institucional “Conciliação Pré-Processual” para o Centro de Conciliação do TJRJ. Atualmente é diretora de arte e fotógrafa do disco de lançamento da cantora Natasha Llerena, lançado em 2016; e fotógrafa do projeto Metta Toys.

Sobre José Bezerra

Nascido em 1952, em Buique, no Vale do Catimbau, Pernambuco, José Bezerra começou a esculpir em troncos, galhos e raízes de umburana, árvore típica da região, depois de um sonho em que foi-lhe revelado que deveria tornar-se artista. Usando facão, grossa, formão e serrote, Bezerra transforma galhos retorcidos em esculturas que remetem a seres animais ou formas humanas. Sua obra já foi exposta em mostras individuais e coletivas em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, na França e na Holanda.

Serviço

Endereço: Galeria Venina – Estrada União Indústria, 19668 – Pedro do Rio

Visitação: 27/08 a 01/10

Horário: Quinta a Sábado, das 19:00 a meia-noite.

Entrada gratuita

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).