Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Colunas

[Psicologia ao alcance] Início de namoro

por Flavio Melo Ribeiro 

Quando uma pessoa começa a namorar sabe mais sobre si do que sobre o novo relacionamento, portanto, namorar, além de levar o outro em consideração, é prestar atenção em si. Ou seja, ficar atento às situações que possa desfrutar e se realizar, como também não deixar o passado interferir negativamente no novo. Com o passar do tempo se acumulam experiências, e muitas delas, deixam marcas que de alguma forma servem de referência para reflexões e expectativas. No entanto, a pessoa que você começou a namorar não sabe e, por sua vez, traz uma carga que você não tem ideia, mas vai conviver. Outro ponto importante é a administração da ansiedade de ambos no início do relacionamento, pois dependendo de como administrarem vão abrir espaço para se conhecerem de forma saudável ou botar a perder. Não tanto pela dimensão do que é feito, mas pela interpretação do que foi feito.

Nesses anos como psicólogo, atendi muitos casos de relacionamentos amorosos e pude analisar as dificuldades de ambos e o quanto o passado deles interferiam na construção do relacionamento. Vi medos aflorarem, desconfianças sendo usadas para construir barreiras e expectativas supra dimensionadas que o outro não podia suprir. Também vi pessoas que por medo da solidão aceitavam o inaceitável e acreditavam que o outro iria um dia mudar e aí sim, ela seria feliz. E todo esse conteúdo serviu para interpretar os fatos e condenar, muitas vezes, sem julgamento. Consequentemente, desperdiçaram bons relacionamentos, sem dar chance de uma construção saudável.

Abraçar, beijar, transar, acariciar é fácil; difícil é fazer isso com respeito à liberdade do outro e construir projetos em comum sem sufocar. Portanto, namorar é mais um processo de amadurecimento e construção de respeito, do que um encontro de apaixonados. Mas não se atenha a teorias, aprenda a namorar namorando. Procure conhecer a si e ao outro nas boas vivências de intimidade que o relacionamento amoroso proporciona. Passeie, dance, ria a valer, agrade, acaricie, esteja presente, entrelace suas vidas; se conheça conhecendo o outro e não deixe o passado atrapalhar. Bom namoro!

 

flavio meloFlávio Melo Ribeiro é psicólogo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1988, especialista na área clínica pelo Conselho Regional de Psicologia e especialista em Gestão de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como psicólogo clínico em seu consultório situado em Florianópolis – SC e presta consultoria às empresas na área de Gestão de Pessoas.

Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Leia mais colunas do psicólogo Flávio Melo:

[Psicologia ao alcance] Mudar para ser feliz

[Psicologia ao seu alcance] Traição Online

[Psicologia ao seu alcance] Desenvolvimento do namoro com ajuda digital

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).