Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Projeto CIRCOlando levará arte mambembe aos bairros de Petrópolis

No próximo domingo (4), a Xdaquestão Produções estreia o projeto “CIRCOlando”, em Nogueira, que tem por objetivo apresentar o circo para crianças, ensinando algumas das formas mais conhecidas da arte circense através de oficinas. As atividades são totalmente gratuitas e para grupos de até 50 crianças por dia de atividade.

Diversas localidades de Petrópolis serão contempladas com o projeto: Nogueira, Cascatinha no dia 11 de setembro; Meio da Serra, dia 18; Carangola, dia 25; Castelânea, dia 9 de outubro; Bonfim, dia 23; São Sebastião, dia 13 de novembro; Secretário, dia 20; Posse, dia 27 e Thouzet, no dia 4 de dezembro. Voltado para crianças das diversas faixas etárias, o “CIRCOlando” apresenta as variadas práticas profissionais envolvidas e a arte num contexto geral, desenvolvendo as diferentes linguagens do conhecimento.

“Nossa meta é promover ações culturais efetivas através das oficinas e dessa forma abrir o horizonte das crianças das comunidades para a possibilidade das artes como forma real de entretenimento e prática profissional futura. Ao final, serão entregues certificados de participação”, afirma Maurício Araújo, diretor geral e produtor da Xdaquestão.

Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através das atividades propostas. É importante que elas conheçam o universo circense, visto que o envolvimento com a arte torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem e da transformação social.

As atividades começam às 13h com as inscrições que serão feitas através de uma ficha cadastral. Em seguida é feita a abertura com a chegada dos atores e a apresentação dos projetos. A primeira oficina é a de Perna de Pau, em seguida, Show de Mágica, oficina de Malabares e Show de Palhaços, tudo realizado pelos atores circenses Fábio Branco, Léo Gaviole e Nathan Cardoso.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2231-9707, (24) 99955-2730 e (24) 98101-4558, no e-mail [email protected] ou na Fanpage da Xdaquestão Produções https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes.

CIRCOlando Petrópolis – Conhecer, aprender e respeitar a arte

Nogueira – domingo, 04 de setembro de 2016

Cascatinha – domingo, 11 de setembro de 2016

Meio da Serra – domingo, 18 de setembro de 2016

Carangola – domingo, 25 de setembro de 2016

Castelânea – domingo, 09 de outubro de 2016

Bonfim – domingo, 23 de outubro de 2016

São Sebastião – domingo, 13 de novembro de 2016

Secretário – domingo, 20 de novembro de 2016

Posse – domingo, 27 de novembro de 2016

Thouzet – domingo, 04 de dezembro de 2016

Veja o cronograma:

13h – Inscrição e Autorização de uso de imagem

Apresentação de ficha cadastral com todos os dados das crianças, autorização de uso de imagem por parte dos pais, verificação de alergias, contagem dos participantes e inclusão de pulseiras de identificação.

14h – Abertura

Chegada dos atores, apresentação do projeto, explicação sobre as atividades, organização das crianças em grupos. Bate-papo sobre o que é o circo, quando, como e de que forma surgiu. Apresentação da arte circense como herança cultural e familiar e como arte popular e de todo o cidadão.

14h15 – Oficina de perna de pau

Com uma brincadeira dos velhos tempos, o objetivo de se equilibrar numa perna de pau vai incentivar as crianças a superarem seus desafios. Essa atividade ajuda na concentração e coordenação de movimentos, explorando novas habilidades como equilíbrio e percepção de espaço. Buscando resgatar uma brincadeira das gerações passadas, a oficina também tem como objetivo despertar o interesse pela atividade física e mostrar para a criança que nem toda diversão vem do mundo eletrônico.

14h45 – Show de Mágica

Ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. O mais antigo registro de uma apresentação de mágica está em um papiro egípcio escrito por volta de 2000 a.C, que conta sobre um mágico chamado Dedi, e relata seu desempenho diante da corte do faraó Kéops. No projeto aqui apresentado as mágicas serão realizadas por Nathan Cardoso, e dentre as atividades vão estar: aparição de objetos, utilização de lenços, argolas, bengalas, varinha mágica, truques realizados com o público, dentre outras mágicas clássicas, cômicas e ventriloquismo que vão agradar as crianças, público-alvo das atividades, bem como os pais e responsáveis.

15h15 – Oficina de malabares

Mágica ou técnica? O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão. Estes objetos são itens que o artista usa para fazer o malabarismo, o qual pode ser feito com bolas, clavas, argolas, tochas, facas, serras, caixas, dentre outros.  A oficina de malabares tem como proposta ensinar a técnica para a criança se sentir como mágico. Buscando iniciar os participantes à arte circense, a arte dos malabares será passada com muita interatividade e descontração. Ao confeccionar seu próprio malabar (bolinhas feita com balões de festa e painço) a criança aprenderá o passo a passo pra conseguir manipular as três bolinhas voando pelos ares. Essa proposta dela levar o malabar para casa tem como objetivo incentivar a continuidade da prática. Estimulando a coordenação e concentração, cada participante terá uma experiência única de descobrir que pode fazer malabares com a implementação da técnica com persistência. Pensando na aplicação pedagógica da proposta, a técnica e persistência, podem ajudar na vida profissional e pessoal na busca de objetivos dos participantes.

15h45 – Show de palhaços

O objetivo é demonstrar a arte circense através de uma apresentação, projetando alegria para todas as idades. Sendo um show por meio de palavras, sorrisos, gestos, vão transportar o público ao mundo encantado do circo. A proposta em questão oferece um espetáculo variado de forma que os profissionais vão manter a tradição circense com a arte “clownesque”, misturando, graça, ingenuidade, malabarismo, músicas de domínio público e acrobacias.

16h15 – Finalização

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).