Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cinema

Cinema360° apresenta 2ª edição da mostra “Uma câmera na mão e Petrópolis na cabeça”

Dando continuidade à mostra “Uma câmera na mão e Petrópolis na cabeça”, que é dedicada à exibição de filmes rodados, pensados e produzidos em Petrópolis desde 1940, nesta quinta-feira (15), o Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, exibe o filme “Banana Split” do petropolitano Paulo Sérgio Almeida, às 19h.

O filme retrata a vida de Nei, um jovem petropolitano durante o período de transição da adolescência para a vida adulta. Seus sonhos, descobertas, paixões e disputas. E como pano de fundo, o drama político vivido com o golpe de 1964 quando seu pai é obrigado a fugir do país. Nei vai para o Rio de Janeiro em busca de seu sonho: “fazer cinema”. Classificação: 14 anos.

Na abertura, será exibido o curta metragem do também petropolitano Pedro Guarilha, “Sexta Feira” sobre a noite petropolitana.

O que fazer numa sexta-feira à noite? Convenções sociais regram a vida e a cultura de diversão rotineira. Porém, nem sempre tais regras de conduta se mostram eficientes com certas pessoas, certos momentos. “Sexta-feira” é uma breve reflexão: de padrões sociais, de indivíduos e da cultura.

Sobre o Cinema360º

O Cinema360° é um conjunto de ações de exibição e difusão de obras audiovisuais dos mais diversos tempos e gêneros, desde salas de exibição a bares e praças.

Em atividade desde 2008, é responsável pela retomada de exibições na galeria do Edifício Profissional, com sessões comemorativas à 1ª exibição de filmes feitos no Brasil ocorrida em 1897, onde antes se situava o Theatro Cassino Fluminense (Saiba mais aqui).

Desde 2011, o cineclube vem mantendo sessões mensais regulares na sala de cinema Humberto Mauro, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, com programação de curta e longa metragens dentro de sessões temáticas e com debates com os realizadores após as sessões.

O foco da programação é o Cinema Nacional Independente ou de baixo orçamento, oferecendo ao público obras que geralmente ficam de fora das salas de exibição comerciais locais.

O projeto foi indicado ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2015, na Categoria Especial.

Em 2016, o Cinema360° realiza mais uma edião da mostra “Uma câmera na mão e Petrópolis na cabeça” e até dezembro, nas terceiras quintas-feiras de cada mês, sempre às 19h, serão exibidos curtas e longas metragens rodados, produzidos, inspirados em Petrópolis ou feitos por petropolitanos.

Esta pesquisa faz parte da dissertação de mestrado da coordenadora do Cinema360°, Aline Castella, sobre as trajetórias do Cinema em Petrópolis desde 1897, defendida pelo Programa de Pós Grauação em Educação, Comunicação e Cultura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em outubro de 2015.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).