Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Bancários fazem assembleia e decidem manter greve

A greve dos bancários continua, segundo decisão tomada em assembleia nesta última segunda-feira (3), em São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Nesta segunda, a paralisação completou 28 dias.

“Os trabalhadores, em assembleia realizada hoje, cobraram dos bancos uma proposta condizente aos seus altos lucros. Não vamos aceitar proposta rebaixada e queremos o fim das demissões”, disse Juvandia Moreira, presidente do sindicato.

A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi, segundo os bancários, no dia 28 de setembro, quando foi proposto reajuste de 7% e um abono de R$ 3,5 mil, com aumento real de 0,5% para 2017. Os bancários, no entanto, pedem reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real.

Segundo boletim do Sindbancários Petrópolis, os bancos não tem qualquer desculpa para negar as reivindicações dos bancários. “Além dos lucros semestrais terem chegado aos R$ 29,7 bilhões entre as cinco maiores empresas (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander), o setor continua a subir as taxas de juros para os clientes, garantindo assim mais dividendos. Neste ano, os juros só do cartão de crédito subiram 43,88% e chegaram aos 475% ao ano. Ou seja, se o sistema financeiro tivesse a mesma disponibilidade de reajustar os funcionários na mesma medida em que cobram taxas aos clientes, os bancários teriam bons avanços.”

Só no dia 30 desetembro, em todo o país foram 13.358 agências paralisadas, o que corresponde a 57% do total e 34 centros administrativos.

*Com informações da Agência Brasil

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).