Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Educação

Os Desafios da Ciência de Dados é tema de palestra no LNCC

Nesta quinta-feira (13), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) recebe a palestra “Os Desafios da Ciência de Dados”, às 14h, no auditório B. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Sobre a palestra

O mundo gera informação de forma exponencial e ao mesmo tempo. É um dilúvio de dados sendo produzido pelas ciências e por bilhões de usuários de serviços de Internet. O tratamento desse grande volume de dados é um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento.

Esse fenômeno vem impulsionando iniciativas em diversas áreas no eixo ciência-indústria-governo. E profissões especializadas no trato e na análise e interpretação de grandes volumes de dados surgiram, trazendo o método científico para o setor empresarial.

O estudo metódico para a extração generalizada e em escala de conhecimento relevante, a partir de uma imensa massa de dados, em geral dinâmicos, é um grande desafio técnico-científico em computação com aplicações em diversas áreas, emergindo a nova Ciência de Dados, tema da palestra.

Sobre o palestrante

Artur Ziviani é tecnologista Sênior do LNCC/MCTIC, graduação em Engenharia Eletrônica (Escola Politécnica da UFRJ), Mestre em Engenharia Elétrica (com ênfase em Teleinformática) pela COPPE/UFRJ e Doutor em Ciência da Computação pela Université Paris VI, Sorbonne Universités (França). Lecionou na Université Paris VI. Foi pesquisador visitante do INRIA (França).

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, sócio da SBC, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro sênior da ACM e IEEE.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).