Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Projeto que pretende ampliar a capacidade de ação diante de catástrofes provocadas pela chuva é lançado em Petrópolis

Com a proximidade da época das chuvas, muitas preocupações surgem em áreas urbanas que sofrem drasticamente os efeitos de uma grande tempestade. Desta forma, nesta quarta-feira (26), um grupo de parceiros, entre organizações internacionais, nacionais e poder público fará o lançamento oficial do projeto “Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro”, na Casa da Educação Visconde de Mauá, às 10h.

A ação é fruto de uma articulação, iniciada ainda em meados de 2016, pelo Instituto C&ASave the Children e Instituto Fonte para fortalecer os conhecimentos e capacidades de prevenção e de ação das comunidades e das escolas, diante das catástrofes socioambientais provocadas pela chuva.

De acordo com o coordenador do projeto, Tião Guerra, o objetivo é envolver três diferentes públicos: comunidade escolar, sociedade civil e poder público em ações de formação, mobilização para a atuação em rede. “O projeto trabalha basicamente com a mudança de comportamento. Queremos criar condições para que o espírito comunitário e a corresponsabilidade sejam fortalecidos”, explica.

A estratégia é articular a ação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), que são estruturas voluntárias criadas nos territórios para prevenção, socorro e reconstrução frente a possibilidade das tragédias socioambientais, e as escolas públicas. “Pretendemos reforçar a capacidade de ação e desempenho dessas duas importantes estruturas comunitárias, que possuem papel muito importante nos momentos de perigo”, afirma. Segundo o coordenador, será possível agregar ao Nudec a participação de crianças, adolescentes e professores na criação de rotas de fugas, no mapeamento das áreas de risco no entorno das escolas e no desenvolvimento de projetos para cuidar dessas questões dentro de um modelo comunitário, participativo e integrador.

Os Nudecs fazem parte de uma política pública que precisa ser fortalecida e acompanhada constantemente. Sua articulação com outros núcleos da comunidade, com ênfase na escola, para a criação de uma rede de prevenção, socorro e reconstrução das comunidades diante das catástrofes socio-climáticas é a principal estratégia do projeto para a ação em rede e a criação de espaços seguros tanto nas escolas, como em seu entorno.

O projeto também prevê apoio financeiro para projetos propostos pelos próprios grupos comunitários, como forma de fortalecimento do espírito de corresponsabilização.  

Sistematização e multiplicação

A sistematização da ação pretende ser organizada em uma plataforma virtual para formação, a ser implementada em parceria com Escola de Defesa Civil (Esdec), que atua com todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, contribuindo com metodologias possíveis de serem reaplicadas em outras territórios vulneráveis aos riscos socioambientais.

Petrópolis foi escolhida por ser a cidade com maior vulnerabilidade da Região Serrana e por possuir grande capacidade de articulação entre os atores e lideranças envolvidas.

A parceria em Instituto Fonte e Save the Children é fruto de uma articulação entre a C&A Foundation e Save the Children para a implementação de projetos similares de prevenção, reação e reconstrução relacionados a desastres socioambientais em cinco países: China, Índia, México, Bangladesh e Brasil.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).