Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Seminário sobre o Outubro Rosa acontece nesta quinta na Câmara

Nesta quinta-feira (27), será realizado um seminário sobre o Outubro Rosa na Câmara Municipal de Petrópolis, às 10h. O evento é uma parceria entre o Centro de Terapia Oncológica – CTO e a Comissão de Saúde da Câmara.

O evento é aberto ao público e contará com a presença dos seguintes profissionais: a oncologista Carla Ismael falará sobre o câncer de mama; a psicóloga Cristina Volker que vai abordar os aspectos psicológicos do câncer e o enfermeiro Rogério Cabral Machado que falará sobre adesão ao tratamento.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que até o fim de 2016 sejam contabilizados no país cerca de 57.960 novos casos de câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Em todo o mundo o câncer de mama responde por 25% dos novos casos a cada ano e especificamente no país o número é mais elevado e chega a 28,1%. Ele também acomete homens, embora represente no público masculino apenas 1% do total de casos da doença. Em 2013, foram registrados 14.388 óbitos devido à enfermidade, sendo 14.206 mulheres e 181 homens.

O vereador Silmar Fortes, presidente da Comissão em Defesa da Saúde, falou sobre a importância do encontro e das questões a serem debatidas. “Vamos falar sobre prevenção, sobre sinais e sintomas e detecção precoce, para que o câncer seja identificado no início e assim permitir um tratamento menos agressivo para a paciente e consequentemente diminuir o índice de letalidade. Queremos também debater as políticas públicas conquistadas nessa área em nosso país, apontar onde e como avançamos, para tentarmos mensurar e identificar essa progressão. Esses eventos são fundamentais para discutirmos a enfermidade, que apesar de sua gravidade tem tido avanços no que diz respeito à diminuição dos óbitos, em grande parte, graças às campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).