Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Oficina de Teatro de Bonecos e Animação contempla alunos da rede pública de ensino, unindo educação e cultura

O projeto Oficina de Teatro de Bonecos e Animação  tem como proposta levar arte e conhecimento a crianças e jovens e é realizado com alunos da rede pública de ensino de Petrópolis. Nesta oficina, são beneficiados cerca de 100 alunos da Escola Municipal Professor Nilton São Thiago, em Nogueira. Durante cerca de dois meses, os alunos inscritos recebem aulas de expressão corporal e vocal, criação de roteiro e personagens, desenho técnico, marcenaria e manipulação de bonecos, entre outros. Como resultado do conteúdo absorvido, os alunos criarão ainda um espetáculo final para encerrar o projeto, a ser apresentado gratuitamente a toda comunidade.

Os alunos se inscrevem na própria escola selecionada para receber o projeto. Basta procurar os professores e inserir o nome na ficha de inscrição. O projeto é voltado apenas para os alunos da escola atendida, na faixa etária entre 9 e 16 anos.

Neste momento, o projeto está sendo realizado na Escola Municipal Professor Nilton São Thiago, mas pode ser realizado  em qualquer unidade de escola pública da rede de ensino, podendo ser Municipal ou Estadual, a ser selecionada previamente de acordo com alguns requisitos como disponibilidade de espaço, carência de atividades culturais na região, interesse da comunidade escolar, entre outros.

oficina-de-teatro-de-bonecos-e-animacao-2Nas aulas, os jovens aprendem sobre a arte milenar de manipulação de bonecos e trabalham todas as etapas para criação e execução de um espetáculo teatral: criação e montagem de cenário, figurino, técnicas vocais e corporais.

Além de todo conhecimento que os alunos ganham ao participarem do projeto, outros benefícios são percebidos. É possível trabalhar as dificuldades de cada um, seja uma timidez extrema ou a falta de interesse pela escola. Muitos passam, inclusive, a fazer perguntas relacionadas ao teatro de bonecos como profissão.

A oferta da oficina de teatro de bonecos tem sido muito importante para os alunos da E.M.Professor Nilton São Thiago, uma vez que estimula aspectos relevantes para a aprendizagem como a ludicidade, criatividade, atenção, foco, disciplina e cooperação. Tenho percebido grande interesse e motivação dos alunos em relação a oficina e a adesão tem crescido significativamente”,  conclui Flávia Maria Brígido Laurentino, inspetora de disciplina.

O projeto é gratuito e responsável pela geração de empregos diretos e indiretos. As aulas, ministradas pela companhia Catibrum Teatro de Bonecos, vão até o dia 3 de dezembro.

O envolvimento dos alunos é notório, como demonstra Gabriela Bastos, de 11 anos. “Estou gostando muito do curso de teatro de bonecos, tudo que fazemos é muito divertido e ainda estou aprendendo muitas coisas novas como: brincadeiras, jogos e atividades. Não vejo a hora de fazermos nossos próprios bonecos e apresentar nosso espetáculo.”

Patrocinado pela empresa GE Celma e realizado com o apoio da Secretaria de Educação de Petrópolis, o projeto é produzido pela M4 Marketing e viabilizado com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).