Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Projeto Bem Literário incentiva a leitura nas escolas públicas

Tendo surgido da vontade do autor Leferr em levar mensagens positivas e de esperança para jovens matriculados em escolas públicas, através da literatura, o projeto Bem Literário vem encantando alunos e educadores em Petrópolis e outras cidades do interior do Rio de Janeiro (Teresópolis, Três Rios, Areal e Japeri) desde 2013, já tendo beneficiado mais de quinze mil alunos ao longo das edições.

O livro utilizado no projeto, “Liebe – o menino chamado amor” de Leferr, atualmente faz parte do catálogo do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. A obra trata de assuntos inerentes ao comportamento humano e que fazem parte da vida da maioria dos jovens em idade escolar, como: conflitos familiares, respeito, superação, perdão e amor (independentemente de crenças, pois o livro não trabalha religião e sim sentimento humano.

O Bem Literário foi realizado pela primeira vez em 2013 em Petrópolis. “Já atendemos mais de vinte escolas tanto da sede municipal, quanto dos distritos. No início de nossa caminhada, entramos em contato com todas as unidades escolares do município a fim de expor nossa proposta e objetivos. No ano passado, tivemos a oportunidade de nos apresentar para o grupo dos diretores escolares, na Secretaria de Educação e, por esta razão, praticamente todas as escolas municipais já nos conhecem”, explica Marcelle Vasconcelos, coordenadora do projeto.

O projeto é desenvolvido mediante doações/patrocínios. Os livros são doados para alunos de escolas públicas, para que os professores possam fazer a leitura, debatendo os temas abordados na obra, promovendo momentos de desabafo e ajuda para aqueles que passam por situações semelhantes aos personagens da história. Concluindo o projeto, o autor vai até a escola para uma conversa com apresentação musical e sessão de autógrafos nos livros recebidos. Neste encontro, o autor narra suas experiências e mostra para os alunos como é possível transpor os obstáculos da vida, utilizando o amor e o respeito. Os profissionais que já desenvolveram o projeto, dizem que esta é uma importante ferramenta para que a escola possa acessar aspectos delicados dos alunos que geram transtornos tanto de aprendizagem quanto comportamentais, de uma forma leve e tranquila.

“Aquelas que tiveram a oportunidade de participar, ficam na espera do retorno, as que ainda não foram atendidas estão aguardando nossa chegada e nós estamos na busca de patrocínio para a aquisição dos livros que são doados para os alunos para que o Bem Literário possa ser desenvolvido”, acrescenta Marcelle.

Para apoiar o projeto, basta adquirir a quantidade de exemplares que puder, e copiar o endereço (Rua Olavo Bilac, 395 – Castelânea – Petrópolis/RJ – 25640-512) para entrega. Assim o projeto saberá que os livros estarão disponíveis para serem entregues aos alunos de uma escola pública. Não se esqueça de enviar seu contato para que o projeto possa entregar a surpresa preparada pelos alunos participantes, como forma de agradecimento pelo presente recebido por você. S

Para saber mais, acesse: www.projetobemliterario.com.br

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).