Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

Nação Hip Hop Petrópolis promove atividades neste fim de semana

Em comemoração aos dez anos da Nação Hip Hop Petrópolis de atuação político cultural e o dia Mundial do Hip Hop, a Roda ViVa retorna neste fim de semana com atividades em Cascatinha e na Estrada Mineira.

Confira a programação:

26 de novembro (sábado) – a partir das 14h
Local : Quadra de Cascatinha
Batalha de Mc’s (Premiação), Game de Skate (Premiação), Freestyles, Dança, Circo ,Graffitt, DJs e muito mais…

Line:

Apresentação: DurangoKid e Danielle Purana

Game de Skate, apresentando Shanpox Jerônimo

Graffiti e Dj ao decorrer do evento à partir das 14:00

Apresentação com Dupla Malabaguita (Circo)

Apresentação de dança com Cia.Swag Imperial

DJs: Wesley Cardoso (New) e Lucas Menezes (Cyborg)
Semi Final das Batalhas de MCs

Primeiro Bloco: Coletivo Rastro de Manobra, Dlo, Ictus,Apollo Creed, KILLA BEAT GANG,NDS,Paralelo 22 e Fora do Padrão

DJs: Guilherme Barcelos (MelherGui Selecta)

Final da Batalha de Mcs

Segundo Bloco: Lola Salles, Mc Ali, Nego Preto, Felipe Pizzi, ToemKsa, Sarlu, Xamã Cronista e Cria Rap

Mic Aberto – Encerramento

27 de novembro (domingo) – partir das 14h (Coletivo Rastro de Manobra Nação Hip Hop Petrópolis )
Local: Estrada Mineira

Line:
Batalha de MCs Tematica (inscrições no dia)
Plataforma de Equilibrio
Graffitt

Shows com:
Pites
Loba
Teoria Abstrata
Yollo
Inserra

Sobre a Nação Hip Hop

Crédito: Tayna Sampaio
Crédito: Tayná Sampaio

A Nação Hip Hop Petrópolis foi fundada em 19 de agosto de 2006, por artistas e produtores culturais locais. É uma entidade que se correlaciona com demais organizações da juventude e movimentos culturais e sociais realizando projetos não apenas no movimento Hip Hop, mas englobando toda a cultura urbana de uma forma geral. A organização age procurando fomentar ações e iniciativas independentes que trabalhem principalmente temas relacionados a juventude e ao direito à cidade. Pauta-se pela construção de uma rede local da cultura urbana, pela discussão da produção cultural deste segmento e pela execução de ações e projetos que visem desenvolver perspectivas para a cidade na área da educação e da cultura.

Por ter como objetivo debater o direito ao espaço público a Nação HipHop sempre atuou em diferentes áreas tanto do conhecimento quando da cidade em si. A maioria dos projetos nesses  10 anos de história percorreu praças e ruas, dos mais variados bairros da cidade, permitindo uma permanente troca da organização com a sociedade. Essa mobilidade presente nos projetos possibilitou também o contato com públicos de faixas etárias variadas e das mais diferentes condições sociais. Outra particularidade dos projetos da Nação Hip Hop Petrópolis é a gratuidade. Por serem realizados majoritariamente em espaço público, os eventos são sempre gratuitos, e são sustentados pela colaboração de uma rede de iniciativas independentes além das pessoas que contribuem.

Confia alguns projetos da Nação Hip Hop:

“Biblioteca Roda Cultural” – A literatura esteve presente na maioria dos eventos da Nação Hip Hop, a troca de livros e a leitura de poesias, tanto quanto a realização de saraus culturais, aconteceram nos projetos: “Domingueira Hip Hop”, “Hip Hop no Ponto”, “Confronto Final”, “Conexão Serra”. Logo após o início da “Roda Cultural do CDC” foi criada uma biblioteca comunitária itinerante, a “Biblioteca da Roda” baseada na troca e empréstimo de livros. Começando com doações espontâneas de volumes pela sociedade, e com o intuito de compartilhar e facilitar o acesso de jovens petropolitanos à literatura e aos meios de se produzi-la, a Biblioteca ficava disponível às quintas-feiras na “Roda Cultural do CDC”. Essa iniciativa tomou tal força que em 2013 foi contemplada pelo Edital de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura do SNBP, aumentando assim o acervo para aproximadamente 300 volumes, e aumentando o número de Saraus produzidos pela Nação Hip Hop.

Crédito: Tayná Sampaio
Crédito: Tayná Sampaio

“RapHour” – Iniciou-se no ano de 2007 acontecendo todas as quintas-feiras no Bar Tomate Verdes Fritos. Batalhas de MCs e apresentações de grupos foi um projeto pioneiro do gênero na cidade.

“Domingueira Hip Hop” – Começou em 2010, acontecia todos os domingos, com batalha de tags, batalhas de MCs, shows locais. Acontecia no estúdio de música onde podiam gravar muitos dos grupos que ali se apresentavam.

“Hip Hop no ponto” – Durante todo o ano de 2010, a participação da Nação Hip Hop no Ponto de Cultura da APE (Associação Petropolitana de Estudantes) contava com oficinas, shows e inclusão da juventude. Iniciou-se o primeiro projeto da biblioteca, debates e atividades nas escolas públicas do município.

“Confronto Final” – Com apresentações musicais, apresentações de DJs, e o grande Confronto Final, uma batalha de MCs, com a finalidade de premiar e incentivar os jovens que participavam ao longo do ano das disputas nos espaços e eventos da Nação Hip Hop. Passou a ser um evento anual, realizado ao fim de cada ano com edições nos anos de 2007 a 2012.

“Conexão Serra” – Evento realizado em diferentes praças de Petrópolis, envolvendo artistas de vários locais da região serrana do Rio, como Teresópolis e Nova Friburgo. Tem o objetivo de conectar as iniciativas das diferentes cidades, fortalecendo a cena da cultura urbana na região e possibilitando novas parcerias e novos canais de divulgação dos trabalhos independentes.

“I Festival de Cultura Urbana de Petrópolis” – Em novembro de 2014 foi realizada a primeira edição do festival, devido a ocupação da cadeira de cultura urbana no Conselho Municipal de Cultura. Foi realizado um grande festival que contou com danças urbanas, batalhas de MCs, game de skate, grafite, poesia, biblioteca comunitária e muito mais. Alguns dos mais conhecidos grupos musicais ligado a esse universo, como, Gotam Cru, Rap Rua e artistas conhecidos como Bnegão e Dub Ataque.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).