Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cultura & Lazer

Conselho Municipal de Cultura convoca artistas e agentes culturais para fórum nesta segunda

O Conselho Municipal de Cultura convoca os artistas e agentes culturais para um fórum de discussão da sociedade civil na assembleia ordinária do dia 12 de dezembro, às 18h, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Os temas a serem debatidos são as diretrizes para destinação do Fundo de Cultura para o ano de 2017; revisão do Plano Municipal de Cultura; diagnóstico sobre a atual situação do cenário cultural no município; avaliação de questões ligadas ao funcionamento do Centro de Cultura e aprovação do calendário de reuniões do ano que vem.

O presidente do Conselho de Cultura, Leonardo Randolfo, reforça que “é muito importante a participação de todos nesse momento de encerramento e transição da atual gestão do município, garantindo o interesse público e as conquistas do próprio conselho”.

Composto por cadeiras representativas dos vários segmentos culturais, o CMC conta com representantes nas áreas: Dança, Artes Plásticas, Teatro, Literatura, Canto Coral, Cultura Germânica, Audiovisual, Artesanato, Museus, Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, Conselho Municipal de Turismo-COMTUR, Conselho M. de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico, Bandas Marciais, Iphan, Cultura de Rua, Cultura Afro-brasileira, Indígena e Popular, Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa – ocupados por representantes da sociedades civil.  

O Conselho Municipal de Cultura é a ferramenta que os agentes culturais possuem na atualidade, com vistas a discutir e priorizar o que vale a pena para Petrópolis e não apenas para um segmento. O CMC faz parte do Sistema Municipal de Cultura, juntamente com o Plano Municipal de Cultura, e o Fundo Municipal de Cultura (que já pertenceu ao Gabinete do Prefeito e desde 2012 é administrado pela sociedade civil). O CMC é um órgão tanto consultivo quanto deliberativo.  

De acordo com a lei que criou o Conselho, de dois em dois anos o órgão alterna a presidência entre a sociedade civil e o poder público. Nos últimos dois anos foi conduzido por Leonardo Cerqueira, da Fundação de Cultura e Turismo. Leonardo Randolfo está no CMC há 5 anos, tendo exercido a vice-presidência em 2011 e a presidência durante 2012 e 2013. Em 2014 foi conselheiro como representante do Segmento de Canto Coral, retornando à presidência em 2016.  Os membros das comissões permanentes de trabalho são: Orçamento e Finanças – Ivo Mendes, Aline Castella, Leonardo Cerqueira e Christiana Notini; Ética – Carlos Lima, Maria Luísa Rocha Mello e Maria Luiza Retamal; Projetos Culturais– Christiana Notini, Marcelo Moraes, Carlos Lima e Leonardo Randolfo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).