Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cultura & Lazer

Petrópolis terá Viradão Cultural e apoiará artistas locais

Em reunião do Conselho Municipal de Cultura (CMC), o prefeito Bernardo Rossi esteve no Centro de Cultural Raul de Leoni e participou, junto com o presidente da Fundação, Leonardo Randolfo, da primeira reunião do ano do Conselho. a valorização do artista local e o Viradão Cultural, primeiro evento de 2017 da Cultura, foram dois dos projetos anunciados pelo prefeito à classe artística que compõe o CMC. Bernardo também falou das melhorias na Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, a terceira mais importante do estado, que terá R$ 80 mil para obras, emenda ao orçamento sancionada pelo prefeito.

Na ocasião também foi apresentada pelo presidente a dívida de R$ 673 mil levantada até o momento pela Fundação. “A nossa cidade respira cultura naturalmente, mas isso deve ser incentivado e aprimorado. Encontramos telefones cortados, débitos diversos pendentes, alguns desde 2014, mas vamos reverter essa situação. Daremos a importância que o segmento merece, pois ele estimula o morador e o turismo. Somos ricos em tantas manifestações artísticas e isso deve ser mostrado e valorizado. Com o presidente Randolfo à frente da Fundação, que tem experiência em gestão e conhece e valoriza a cultura, certamente o cenário que vemos hoje vai mudar. E o Viradão Cultural será uma das primeiras ações a mostrar essa mudança”, avaliou Rossi.

Vinte e quatro horas de cultura. Essa é a programação do Viradão Cultural, um dos primeiros eventos de 2017 promovidos pela FCTP e que será feito pela classe artística. De acordo com o presidente da Fundação, Leonardo Randolfo, a ideia é dar aos talentos locais a oportunidade de mostrarem seu trabalho e ao morador e visitante uma programação variada e para todos os gostos.

“Isso foi um pedido do prefeito Bernardo Rossi para dar espaço aos nossos artistas e eventos para a população. Nada melhor que iniciar fazendo um viradão, que já é muito comum nas grandes metrópoles e com certeza será um sucesso aqui em Petrópolis”, pontuou o presidente.

Ainda segundo Randolfo, o formato do evento será definido em parceria com a classe artística.

“O diálogo está aberto à classe artística para opiniões, sugestões e ideias. Queremos que eles façam parte da cultura, afinal eles são os produtores, os protagonistas. A Fundação estará junto, conduzindo todo o processo, mas queremos que parta de cada segmento as ideias de como será o Viradão”, enfatizou Randolfo.

Revisão do Plano Municipal de Cultura

Na reunião o então presidente do CMC, Leonardo Randolfo, renunciou ao cargo por assumir a presidência da FCTP e convocou eleição para escolha da nova presidência a ser realizada na próxima reunião ordinária, que acontece na segunda segunda-feira do mês, no dia 13 de fevereiro. O primeiro encontro também abriu a discussão sobre a revisão do Plano Municipal de Cultura, que vale até 2020, e a destinação dos recursos da pasta de Cultura.

“É importante iniciarmos esse ano deixando claro sobre as dívidas e o estado como a Fundação foi deixada pela gestão anterior, mas, sobretudo, o mais importante são os projetos para nosso segmento e um deles é rever o Plano para colocá-lo de verdade em prática. E para isso temos que pensar, também, na gestão correta dos recursos e como captar mais para investirmos no setor”, resumiu Leonardo Randolfo, que aproveitou a oportunidade para apresentar a nova equipe da FCTP.

“Tivemos cuidado em convocar nomes que pensam cultura para promover cultura. Pessoas que são da área, mas que também entendem de gestão. E quando falamos em cultura isso quer dizer diversidade, oferecendo oportunidades a todos os gêneros e estilos, sem restringir o espaço público a um grupo seleto. Mas queremos que a classe artística interaja, faça parte. Estamos abertos ao diálogo”, finalizou Leonardo Randolfo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).