Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

“Teste da linguinha” vai ser disponibilizado na rede de Saúde

Em fevereiro, a maternidade do Hospital Alcides Carneiro passará a oferecer o “Teste da linguinha”, procedimento realizado em recém-nascidos com a finalidade de detectar a existência de alguma alteração no chamado frênulo-membrana, que liga a língua à parte inferior da boca, também conhecido como freio. A alteração pode gerar a popular língua presa e o desmame precoce.

A finalidade do teste é obter o diagnóstico precoce de problemas de sucção, na amamentação, de mastigação e na fala. A realização do exame abrange todos os recém-nascidos em maternidades e hospitais públicos do município. O exame deverá ser realizado, preferencialmente, na própria unidade hospitalar por fonoaudiólogo ou outro profissional da saúde devidamente capacitado antes de ser concedida alta médica para liberação do recém-nascido.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que o teste da linguinha fará parte dos testes oferecidos pelo programa de triagem neonatal.

“Dentro do programa nós temos o teste do pezinho que identifica as doenças preexistentes, do olhinho que avalia se a criança tem glaucoma, da orelhinha na avaliação de quadro de surdez e do coraçãozinho que indica se existe má formação. Agora iremos ampliar o serviço com o teste da linguinha. A solução para as crianças que apresentam o problema é a realização do procedimento cirúrgico conhecido como pique. Um corte foi feito no freio para que a língua possa ter mais movimento. Todos os acompanhamentos e cirurgias são realizados no próprio hospital”, informou.

Mães reclamam que não receberem o resultado do Teste do Pezinho

Uma leitora nos contactou e informou que desde maio de 2016 que as mães aguardam o resultado do exame de pezinho realizado no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, na Rua Santos Dumont.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que os exames estão sendo realizados normalmente.  “Apenas a emissão dos laudos não está ocorrendo diretamente para as mães porque o laboratório que avalia o exame é contratado via Estado e o pagamento está atrasado. O laboratório expede os laudos diretamente para a Secretaria de Saúde do município quando é detectado qualquer problema com as crianças.”

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).