Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Programa de coleta seletiva está prejudicado em Petrópolis

Devido à falta de pagamento às empresas conveniadas que forneciam caminhões para a coleta seletiva realizada pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), o serviço foi prejudicado na cidade. O problema se estende desde novembro do ano passado.  Mais de 10 mil pneus deixaram de ser recolhidos das borracharias da cidade por falta dos veículos.

A Comdep está usando caminhões próprios para a coleta seletiva. Até outubro, sete caminhões faziam o serviço: cinco através de dois convênios da prefeitura e mais dois veículos próprios da Comdep. Agora, só os da autarquia seguem atuando.

O lixo reciclável recolhido corresponde a 1,8 mil toneladas por ano, entre alumínio, papel, papelão, pet, poli, vidro, óleo vegetal, lâmpadas e material eletrônico.

O programa atende seis bairros normalmente (Bingen, Mosela, Valparaíso, Morin, Alto da Serra e Castrioto), além de outros eventuais, como Centro, Araras, Itaipava, Corrêas, Quitandinha e Retiro. O serviço pode ser solicitado à Comdep, que recolhe os resíduos em residências, indústrias, condomínios e escolas. Todo material é levado para um centro de triagem no Carangola.

Pneus deixaram de ser recolhidos

Um dos pontos da coleta era o de borracharias. Todos os pneus eram recolhidos aos sábados e levados para o aterro de Pedro do Rio; de lá, eram recolhidos pela empresa Reciclanip e levados para São Paulo, através de um programa do governo federal – sem custo para o município. A falta de recolhimento desses pneus traz um grande risco de doenças à população, podendo se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Além da irresponsabilidade com a saúde, a situação potencializa um problema ambiental, pela alocação do material no aterro sanitário. E a parte social também foi prejudicada, pois os trabalhadores da cooperativa ficam sem renda.

“Estou aqui há oito anos e sempre fizemos a coleta seletiva normalmente. Era um trabalho bom e agora só tem reclamações da população. Nós não estamos dar conta da demanda, o serviço está deficitário”, disse o responsável pela coleta seletiva, Enéas dos Santos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).