Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Projetos Sociais

Ensinar para Mudar abre vagas para cursos gratuitos

No próximo sábado (18), os interessados em se matricular em um dos cursos gratuitos do projeto social Ensinar para Mudar poderão se inscrever na sede do projeto, que fica na rua Quissamã 1737, das 9h às 17h.

Atualmente, são oferecidas aulas de informática, inglês, espanhol, violão, teclado, música, grafite e Jiu Jitsu, sempre aos sábados. Para se inscrever é necessário levar cópia da carteira de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável com a devida documentação.

É importante frisar que o ato da inscrição não garante a vaga desejada. Após esta etapa haverá um processo seletivo realizado por regimento interno, cujo resultado será divulgado a partir do dia 25 de fevereiro.

O projeto social Ensinar Para Mudar já atendeu a mais de 2 mil alunos e abre novas vagas duas vezes a cada ano com cursos gratuitos de informática, inglês, matemática, violão, teclado, música, grafite, jiu-jitsu e espanhol. As aulas são ministradas por voluntários e atende a população de baixa renda da localidade e arredores.

O projeto foi criado há sete anos por seu coordenador Michel de Carvalho e seu vice-coordenador Oscar Dias, que hoje atuam como professores de informática e de música e teclado, respectivamente. Reunindo seus conhecimentos pessoais e acadêmicos, os dois decidiram usá-los em prol da comunidade recrutando também outros voluntários, levando integração social e contribuindo para a capacitação profissional de uma parcela da população.

Sobre os cursos

Os cursos são divididos em módulos semestrais. A cada seis meses, novas vagas são abertas, gerando mais oportunidades de aprendizado para estudantes a partir de 11 anos de idade.

Só é possível se matricular em um curso por período, mas aqueles que já frequentam a instituição têm prioridade na rematrícula para o módulo seguinte ou ainda para escolher se matricular em um curso diferente. Para realizar a rematrícula é preciso ter um valor de mínimo de frequência. Dessa forma, o projeto estimula a assiduidade dos alunos nas aulas e minimiza as evasões.

Ao final de cada ano é realizada uma formatura onde são entregues os certificados de conclusão àqueles que são aprovados em suas avaliações nas turmas dos dois períodos daquele ano. Durante a cerimônia, apresentações musicais tornam o momento mais descontraído e fortalecem a integração entre voluntários e beneficiários do projeto.

Fora das salas

Além da cerimônia de formatura, outros eventos são realizados durante o ano, visando fortalecer os conhecimentos adquiridos ali, atrair cada vez mais o interesse dos alunos e integração de seus familiares nas atividades do projeto e na vida acadêmica dos estudantes. Entre eles, mostras de conhecimentos e pequenos festivais.

Para comemorar as conquistas de cada ano, é feito passeio onde durante um dia inteiro alunos, voluntários e suas famílias podem desfrutar de um local agradável com piscina, alimentação e outros atrativos para recreação.

Todo o aprendizado e integração proporcionados pelo projeto se refletem também fora de suas paredes. A maioria de seus alunos apresenta melhoria nas notas da escola e também no comportamento em casa, que são relatados pelos seus responsáveis.

A instituição não possui fins lucrativos e por isso conta com doações para continuar alcançando as comunidades, prestando serviço por intermédio da educação e da dedicação dos voluntários, que recebem apenas o almoço fornecido pela Terceira Igreja Batista aos sábados, quando as aulas são realizadas.

Interessados em contribuir para que o trabalho realizado pelo projeto Ensinar para Mudar continue, cresça e se aprimore a cada dia mais, podem entrar em contato através do e-mail [email protected]. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, basta entrar no site www.ensinarparamudar.com.br.

Serviço

Inscrições: 18/02/2017 –  de 9h às 17h

Rua Quissamã, 1737, Quissamã – Petrópolis

[email protected]

*Matéria atualizada em 16 de fevereiro, às 22h20

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).