Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Gastronomia

Petrópolis ganha cursos voltados para a produção de cervejas

Berço da cerveja no Brasil, Petrópolis, caminha para se solidificar como um dos principais polos da bebida, já que possui fábricas de grande porte, microcervejarias e inúmeros rótulos artesanais, além dos atrativos turísticos criados em torno da bebida.

Bohemia (Ambev) e Itaipava (Grupo Petrópolis), duas das principais marcas nacionais estão instaladas na cidade. Cidade Imperial, Brew Point, Real e Buda Beer buscam espaço no mercado crescente.

“Em muitos lugares do mundo, o turismo é pensando tendo a cerveja e a gastronomia com principais atrativos. Petrópolis tem estas características além de ser uma cidade turística por natureza e pelo patrimônio histórico tombado. Com investimentos adequados e incentivos para os produtores locais, Petrópolis pode ser tornar um grande destino nacional da cerveja”, afirma José Renato Romão, sócio da BrewPoint.

Assim, a partir de março deste ano, o Senai iniciará cursos voltados para a produção da bebida. Os treinamentos serão voltadas tanto para quem já trabalha com a cerveja, como para aqueles interessados em conhecer e ingressar no mercado das artesanais.

Os novos cursos utilizarão um módulo de produção de cervejas capaz de produzir até 60 litros de uma só vez. O equipamento simula uma planta industrial permitindo que os alunos aprendam todas as etapas da produção e conheçam mais sobre matéria-prima, brassagem, fermentação, maturação e prática, além de conhecerem as etapas de controle de qualidade, tecnologia cervejeira, análise sensorial e controle de processos.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Petrópolis (Sindcer), Roberto Badro, acredita que um ambiente propício para o crescimento está ligado a investimentos e à qualidade da mão de obra local. “Com trabalhadores capacitados é possível expandir a produção das empresas e atrair novos investimentos que reforçam a vocação da cidade com a cerveja e o turismo e, consequentemente, somar os ganhos deste novo mercado potencial”, explica.

Para o coordenador de Educação Profissional do Senai Petrópolis, Rogério Sant’Anna, o aumento produtivo das cervejarias e o surgimento de novos negócios na cidade criaram uma demanda pelo setor. “A procura crescente por estes produtos, aliado ao crescimento do setor, requer profissionais com conhecimentos múltiplos. Profissionais qualificados dão a segurança para que o empresário possa expandir seus negócios e aumentar sua produção”, garante.

Informações sobre o conteúdo do cursos, inscrições e valores podem ser obtidos na unidade do SENAI Petrópolis, na Rua Bingen, 130, pelo site ww.cursosenairio.com.br ou pelo telefone 0800 0231 231.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).