Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Em Bruxelas, petropolitana lança livro infantil sobre o samba

Nesta quarta-feira (8), a jornalista e escritora infantil, Ivna Chedier Maluly, lança seu quarto livro infantil na Embaixada do Brasil, em Bruxelas. O livro é um projeto do Conselho de Cidadania da Bélgica e do Luxemburgo que tem o objetivo de apoiar a comunidade brasileira que mora nestes dois países.

Em “O samba faz 100 anos”, a autora aborda o nascimento deste gênero musical que é considerado uma das maiores manifestações culturais populares brasileiras, conhecido e reconhecido mundialmente.

Destinado às crianças a partir de seis anos, Ivna pontua, através de uma divertida conversa telefônica entre um menino e o samba, os marcos fundamentais sobre o nascimento do samba e como este evoluiu através dos anos. O leitor mirim terá, então, um panorama geral sobre a comemoração desta data. “O objetivo é poder discutir o tema plantando uma pequena sementinha nos conhecimentos gerais dos brasileirinhos que moram no exterior”, comenta a autora.

Para fazer o texto, Ivna tomou por base a música “Pelo Telefone” (de Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, e do jornalista Mauro de Almeida), datada de 1916, e considerada o primeiro samba gravado no Brasil (segundo os registros da Biblioteca Nacional), além do evento realizado pelo CCBL no ano passado dedicado inteiramente ao samba para crianças na Bélgica.

As ilustrações do livro são do artista brasileiro residente em Bruxelas, Afrânio Fonseca de Paula, que é formado em pintura pela Academia Real de Belas Artes de Bruxelas e tem importante trabalho em mosaicos.

Ivna é autora dos livros “Cadê seu peito, mamãe?”, “Gabriel e a Fraldinha” e “Maria Luiza e a Banheirinha”.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).