Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Centro Cultural em Pedro do Rio é reaberto e moradores pedem a volta do antigo coordenador

Nesta quinta-feira (9), o Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa em Pedro do Rio foi reaberto à visitação. O espaço estava fechado para limpeza e arrumação do local, que recebe exposições e diversos projetos sociais voltados à comunidade, com aulas de artes, e inclusive encontros do grupo dos Alcoólicos Anônimos (AA).

“Vamos manter os projetos que já eram realizados neste espaço, que pertence à comunidade, e sempre buscar mais opções. Já estamos trabalhando em parcerias e convidando quem desenvolve qualquer projeto social para oferecermos gratuitamente à população o melhor das artes, aulas de informática e mostrar que esse lugar é da comunidade, para a comunidade”, afirmou o coordenador Joel Vieira, que há mais de 40 anos atua com projetos e atividades culturais na região e nas escolas.

Contudo, moradores do distrito pedem a volta de José Luiz Fernandes, que assumiu a coordenação do Centro em 2013, eleito por moradores da região.

“No centro cultural funcionam oficinas de musicalização, aulas de canto, de dança, de desenho e pintura, de artesanato, assim como o grupo dos Alcoólicos Anônimo e uma psicóloga atendendo a população gratuitamente. Tudo por causa dos esforços do coordenador José Luiz Fernandes e os colaboradores do local que atuam como voluntários do espaço. Toda a equipe lutou muito por uma coisa muito importante, a reforma da nossa amada estação. Começamos a luta no ano de 2010. Mas somente no ano de 2016 que as obras começaram e foram concluídas. Agora, em 2017 com essa mudança de governo, o coordenador saiu. A população se mobilizou e fizemos um abaixo assinado para que o José Luiz continuasse o trabalho que exercia com excelência. Temos mais de 718 assinaturas da população”, conta Hebert Alves, morador de Pedro do Rio.

“O Zé, como é conhecido por todos, é admirado pela comunidade, tanto que ele chegou ao cargo de coordenador por ela, sem influência política, e sim por pessoas que admiram seu trabalho. Infelizmente, ele foi exonerado no final do ano passado por conta do término da gestão passada. Entretanto, a comunidade fez um abaixo assinado, que já está na Fundação de Cultura, pedindo para que ele voltasse a ser coordenador, foram mais de 700 assinaturas! Eu fui uma das pessoas que assinou porque acredito na competência do José Luiz como coordenador. Ele é uma pessoa simples, ex frade franciscano, trabalha com grupamentos, entre eles Cia. de Teatro Renovação (que existe há 18 anos) e Coral Tom e Voz (que existe há 15 anos). O trabalho comunitário existe dentro da casa, por isso juízes enviam pessoas que tem penas leves para a reintegração social. A comunidade espera que ele volte para que tudo que aconteceu naquela casa continue, pois ela é do povo, assim como José Luiz”, relatou uma outra moradora do distrito.

Sobre essa questão, até o fechamento desta matéria, o município não havia se pronunciado. Já o vereador Wanderley Taboada, representante do distrito na Câmara de Vereadores, enviou a seguinte nota: “Nestes últimos dias, recebemos em nosso gabinete o pedido de reintegração no cargo de animador cultural de nosso Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, o Sr. José Luiz Fernandes. Quero pela presente nota esclarecer aos amigos, que movidos pelo sentimento de admiração pelo trabalho realizado pelo estimado senhor chegaram a desenvolver um abaixo-assinado. O movimento democrático é munido pela alternância de poder e pela renovação que concede oportunidades iguais para que as pessoas desenvolvam seus trabalhos, mostrando que são também capazes de auxiliar a comunidade no crescimento pleno da missão de cuidar, especialmente, de nossas crianças, jovens e idosos. Por isso, como bem foi salientado: ‘a importância da cultura vai além de cargos’, mas é expressão da comunidade e todos aqueles que querem contribuir para o crescimento da mesma são peças fundamentais. O trabalho vai continuar e com a contribuição de todos será ampliado, pois temos a especial dedicação e compromisso de ver nossa Petrópolis cada vez melhor e trilhando um novo caminho.”

O Centro Cultural está localizado na antiga estação de trem de Pedro do Rio, inaugurada em 1886 e fechada da década de 60. No espaço, o público pode conhecer a biblioteca, sala de informática e cursos, e a Sala de Artes Lan, uma homenagem ao cartunista Lan, que fica no segundo andar e, além de exposições de arte, também é palco de shows e sessões de cinema.

 

Serviço

Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa

Onde: Rua Capitão José Leal, Pedro do Rio, Petrópolis – RJ

Visitação: de segunda a sexta, de 9h às 18h

Quanto: entrada gratuita

Informações: (24) 2246-9302

 

*Matéria atualizada no dia 10 de fevereiro, às 17h

 

2 Comentários

  1. É um absurdo que a Prefeitura desconsidere a vontade manifesta de mais de 700 moradores de Pedro do Rio que assinaram um abaixo assinado pedindo a permanência do antigo coordenador.Infelizmente a maioria que está no poder no Brasil considera que democracia é apenas a sua própria vontade

  2. Quem conhece o José Luiz sabe o quão motivado e motivador ele é. Sempre atuou a frente de diversos projetos bem sucedidos na comunidade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).