Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cultura & Lazer

Coral das Princesas de Petrópolis começará a realizar ensaios na Casa da Educação Visconde de Mauá

Visando proporcionar as crianças da rede municipal de ensino experiências lúdicas e culturais em uma casa histórica, a Casa da Educação Visconde de Mauá está organizando a sua programação para 2017. Uma novidade importante para segmento de canto e coral é que o Coral das Princesas de Petrópolis, sob a regência do maestro Rodrigo d’Ávila, começará a realizar os ensaios na Casa da Educação Visconde de Mauá.

Atualmente, o coral conta com 33 cantoras, com idades entre nove e 18 anos. O maestro está oferecendo teste vocal para alunas da rede municipal de ensino esse ano. As inscrições poderão ser feitas por estudantes a partir dos oito anos de idade na secretária da Casa da Educação, a partir do dia 13 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

O maestro comemorou a parceria e disse estar feliz por ter a oportunidade de ensaiar na casa que foi do Visconde de Mauá. “A melhora cognitiva é perceptível nas crianças que participam do coral. É uma experiência transformadora em todos os sentidos, oferecer a música que é a melhor coisa que a humanidade já criou para as crianças, promovendo uma transformação do ponto de vista cultural e também social. É uma grande alegria poder ensaiar com as crianças nessa casa que tem um valor histórico tão importante para a nossa cidade”, disse o maestro Rodrigo d’Ávila.

Os ensaios ocorrerão as terças e quintas-feiras, das 12h30 às 13h30, a partir de março. A diretora da Casa da Educação Visconde de Mauá, Catarina Maul, lembrou que o melhor aproveitamento do espaço é um dos ideais da nova gestão da Secretaria de Educação.

“Essa é uma oportunidade brilhante porque fornece acesso a um coral tradicional, promovendo, inclusive, um convívio artístico nessa casa histórica que agrega valores para o público, funcionários da rede, alunos e até para os turistas que visitam o imóvel”, contou.

casa visconde de mauáEspaço abrigará exposições de arte

Como forma de aproveitar os espaços e oferecer uma programação histórica e cultural acessível para os visitantes, alunos da rede municipal de ensino e pais, algumas novidades serão implantadas na Casa da Educação Visconde de Mauá, em março, como a disposição de três espaços para exposições de artes visuais e a inauguração de uma biblioteca.

A partir do dia 8 de março, mais de 30 obras poderão ser visitadas no local. Essa será a primeira exposição aberta ao público nesse ano de 2017 e contará com fotografias do fotojornalista Marco Oddone. A mostra levará o nome “Cotidiano” e mostrará olhares diferenciados de Petrópolis, com destaque para algumas obras que homenagearão o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A curadoria será realizada pela própria gestão da casa em parceria com o Segmento de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura.

“Além de oferecer aulas de inglês, teatro e ballet para os alunos da rede municipal e ser um polo de formação continuada para os professores da rede pública de ensino, a Casa da Educação tem que mostrar toda a sua história e potencial para os visitantes, abrindo as portas para que os artistas possam expor suas obras, aproximando-os dos estudantes. Vale destacar que muitos turistas visitam o local e o aproveitamento dos espaços pelos artistas vai de encontro a uma meta da secretaria de Educação que é a de tornar a cultura cada vez mais acessível para as crianças da rede municipal”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

Catarina Maul, diretora da Casa, conta com a consultoria voluntária do especialista Claudio Partes, representante do Segmento de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura para o melhor aproveitamento do hall, do corredor do primeiro piso e da sala de reuniões, buscando, através da diversidade, unir artistas diversos e o público, preparando a estrutura para receber as obras.

“Utilizar os espaços para exposição de quadros, fotografias e demais expressões artísticas é uma forma de impregnar de arte e reflexão os olhares de quem passa pelo ponto turístico, promovendo, naturalmente, o acesso cultural”, disse Catarina Maul.

Biblioteca pedagógica e grupo de pesquisa

Uma biblioteca também será montada na Casa da Educação Visconde de Mauá em março. Formada por livros pedagógicos, ela poderá ser utilizada pelos profissionais da rede municipal para pesquisas. Ainda de acordo com Catarina Maul, um projeto de pesquisa e patrimônio cultural será realizado no local com o objetivo de levantar os fatos históricos que aconteceram nos espaços públicos, fazendo com que todo esse conteúdo seja repassado para os alunos da rede municipal de ensino.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).