Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Esporte

Petrópolis sedia campeonatos de Voo Livre na rampa do Parque São Vicente neste fim de semana

Neste fim de semana, Petrópolis vai sediar o “12º Serra Open de Voo Livre”, que atrai atletas de todo o país, e a primeira etapa da “Copa Rio de Voo Livre”. Com apoio da Secretaria de Esporte, o evento será realizado no sábado (18) e domingo (19), na rampa do Parque São Vicente.

Mais de 50 atletas amadores e profissionais são esperados, incluindo nomes consagrados, como Cláudio Leal, o primeiro voador de Petrópolis; Geraldo Magela, o maior representante do esporte na cidade e campeão brasileiro; o paulista Álvaro Sandoli “Nenê Rotor”, seis vezes campeão brasileiro, campeão paulista, integrante da equipe brasileira para o Mundial deste ano; o carioca Carlinhos Niemeyer, campeão mundial por equipe na Itália em 1999, duas vezes campeão brasileiro, vice campeão do Pré Mundial no ano passado em Brasília e campeão carioca; David Brito, campeão paulista e integrante da equipe brasileira; Geraldo Nobre, campeão brasileiro por três vezes e campeão carioca; e o campeão brasileiro e carioca Gustavo Saldanha.

“Petrópolis tem essa tradição no voo livre e somos considerados a melhor rota do estado, com nossas três rampas. Somos escolhidos não somente para a prática e treino, mas para sediar campeonatos importantes como esses dois. Tanto que fomos escolhidos para receber três das cinco etapas da Copa Rio, a primeira nesse fim de semana. É uma honra para a cidade ter o privilégio de receber eventos como esse que atraem atletas de todo o país e nomes importantes na cena esportiva e certamente a secretaria dará o apoio necessário”, comentou o secretário de Esportes, Hingo Hammes.

De acordo com o Petrópolis Voo Clube (PVC), que organiza o evento, 25 atletas inscritos já estão confirmados, mas a grande maioria se inscreve no momento da competição. São atletas do RJ, SP, MG e outros estados. A arrumação dos equipamentos começa às 9h30, mas somente às 13h30 começam as decolagens com início da competição, que é dividida em duas categorias: Elite, para os profissionais; e Sport, para os iniciantes e amadores da modalidade. Os organizadores explicam que o esporte atrai atletas de todas as idades.

“O voo livre é muito democrático. Não tem idade limite para voar. O Carlinhos tem 58 anos, mas temos atletas até com 80 anos de idade. Isso que é o bacana desse esporte. Quanto mais velho, mais experiente ele é para a prática da modalidade”, explicou Flávio Guimarães, tesoureiro do PVC.

Mais de mil decolagens são realizadas em Petrópolis

Petrópolis recebe frequentemente atletas dos estados do RJ, SP e MG para a prática de voo livre nas rampas da cidade, chegando a mil decolagens feitas nos meses quando as condições climáticas são mais favoráveis – de setembro a fevereiro -, segundo o Petrópolis Voo Clube. A procura pela Cidade Imperial para a modalidade se dá pelas condições de voo, consideradas pelos praticantes as melhores em todo o estado. O município conta com três rampas, que estão localizadas no Morin, Siméria e no Parque São Vicente, todas que dão possibilidade de decolagem para todos os quadrantes de ventos.

“Aqui temos as melhores condições de vento para qualquer rota. Estamos localizados a 900 metros de altitude, o que nos possibilita decolar para qualquer direção de vento, temos rampa para decolagem. A rampa mais alta que temos é a do Morin, por exemplo, a 1.400 metros. Pela proximidade com a Baixada Fluminense também temos as melhores áreas de pouso. Decolamos em Petrópolis, voamos por Petrópolis, Serra dos Órgãos, Teresópolis, pela região toda e voltamos para Petrópolis e pousamos na entrada da Serra, ali na Baixada Fluminense, onde temos ótimas pistas de pouso. Petrópolis tem as melhores condições de decolagem, condições de voo meteorológicas, a própria geografia de Petrópolis proporciona muito essa condição de voo, que é um voo de montanha, alto e com um visual belíssimo. É um voo admirado por todo mundo”, enfatizou Flávio.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).