Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Educação

Direito à moradia e as tragédias provocadas pelas chuvas em 2011 serão debatidos no “Diálogos CDDH”

Nesta terça-feira (21), acontece uma nova edição do “Diálogos CDDH”, às 18h30. Desta vez a proposta é refletir coletivamente sobre o direito à moradia e as tragédias provocadas na cidade pelas chuvas em 2011. O evento será gratuito e voltado para toda a população.

A proposta foi idealizada a partir do lançamento do documentário; “Para além das moradias: conflito pós-tragédia no Vale do Cuiabá”, que aconteceu na sede do CDDH, no Dia Internacional dos Direitos Humanos de 2016.

O filme, dirigido pelo Doutor em Direito Marco Aurélio Gonçalves Ferreira (professor da Universidade Federal Fluminense e da Estácio de Sá), trata não somente de como as chuvas afetaram a região, mas também da falta de assistência dos poderes públicos no período pós-tragédias, fato gerador de outros tantos conflitos com consequências e transtornos sociais que perduram até os dias de hoje.

Através dos projetos que gere, busca contribuir para a garantia dos direitos nas sociedades a partir de dinâmicas de reflexão e práticas coletivas. Uma delas é o próprio evento “Diálogos”, criado para oportunizar um espaço de questionamento sobre narrativas e práticas injustas e naturalizadas em sociedade como, por exemplo, no caso da temática desta edição, a ausência de soluções definitivas voltadas às famílias atingidas pelas tragédias climáticas que ocorrem em toda a região serrana do Rio de Janeiro.

De acordo com Vitor Sales, Educador Ambiental do CDDH, as mudanças climáticas afetam toda humanidade, pois o modo de produção atual está alterando de forma violenta todos os ecossistemas do planeta. “Porém os ricos são os menos afetados, ou seja, as mudanças climáticas também estão relacionadas com as questões sociais, precarizando ainda mais a vida dos mais vulneráveis. No documentário veremos explicitamente essa realidade.”, conta.

Além dele também participarão do‘Diálogos’, o diretor do documentário Marco Aurélio G. Ferreira e Adriana Dutra, Assistente social e Doutoranda de Serviço Social da PUC-Rio.Quem participar poderá contar com a emissão de certificados após a realização do evento.

Foto: Vale do Cuiabá foi uma das áreas mais afetadas pela chuva de 2011

Serviço

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 400

Data: 21 de fevereiro (terça-feira)

Horário: 18h30

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).