Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Regulação de Neurologia e Psiquiatria ampliarão o serviço de Saúde Mental

O serviço de saúde mental do município será ampliado através da regulação das consultas para neurologistas e psiquiatras. A conquista vem preencher um vazio assistencial na área que acumula uma fila com 754 adultos e 303 crianças que aguardam para iniciar o tratamento neurológico e 511 pessoas para acompanhamento psiquiátrico. Os atendimentos, que antes aconteciam apenas no Hospital Alcides Carneiro, serão direcionados também para o ambulatório de saúde mental e de especialidades. A expectativa da Secretaria de Saúde é que sejam regulados em curto prazo, os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para tanto, serão criados fluxos e organização das equipes atuantes.

O prefeito Bernardo Rossi vê a área como prioridade e acredita que o avanço da Saúde Mental no município também poderá ser feito através da realocação das unidades. Em recente visita ao Caps em Itaipava, Bernardo sinalizou que a unidade além de estar localizada em uma região privilegiada do distrito também oferece conforto nas instalações.

“O Caps de Itaipava é muito bem estruturado, tem acessibilidade, proporciona conforto, mas o espaço pode ser mais bem aproveitado se oferecermos mais consultas e serviços. Vamos estudar maneiras de fazer com que a Saúde Mental conquiste mais esse avanço”, anunciou.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destacou que o objetivo inicial é regularizar os atendimentos dos pacientes que aguardam na fila já que são patologias que necessitam de acompanhamento terapêutico e clínico. Há pessoas com quadro de aneurismas ou acometidas por doenças como o Alzheimer, além do grande número de pacientes psiquiátricos que necessitam do primeiro atendimento para tratamento.

“A população será beneficiada com a regulação na medida em que o acesso aos serviços de saúde é proporcionado de forma ordenada, evitando as filas e garantindo o atendimento ao usuário em tempo oportuno levando-se em consideração a sua necessidade de saúde”, explicou.

As Centrais de Regulação como ferramenta do processo regulatório, facilitarão o fluxo de solicitações e encaminhamentos. Os mesmos devem prescrever normas para as marcações de consultas e procedimentos ambulatoriais.

“Os atendimentos são encaminhados após consulta no postos de saúde e serão dedicados à abordagem clínica do paciente, com o foco na prevenção e também no controle dos danos que possam acontecer devido a outras patologias associadas”, revelou Silmar Fortes.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).